cultura

Todo artista merece um documentário como 'Sandy & Junior: A História'

Foto: reprodução

Um dos grandes destaques do Globoplay em julho são os conteúdos referentes a maior turnê do Brasil: 'Sandy & Junior: Nossa História'. A dupla já tinha presença confirmada na plataforma com a série 'Sandy & Junior' (1999-2002), e nessa nova leva de conteúdos o público já pode rever a novela 'Estrela-Guia' (2001), o documentário inédito 'A História' e o show com pouco mais de 2 horas, que emocionou os fãs nos estádios e arenas.

Falando sobre o documentário 'A História', é incrível ver como ele foi bem feito e organizado. Certamente isso é um reflexo que a dupla carrega, principalmente relacionado a família, que auxiliou na administração da carreira, tentando manter alguns aspectos da vida fora dos palcos de uma maneira mais natural. É um grande resgate de histórias e imagens desde a infância até os momentos atuais, que envolvem reuniões e viagens, tudo é mostrado com uma extrema sensibilidade. Destes, destaco os episódios 'O Fim e o Começo' e 'O Auge'.

Essa sensibilidade acompanha a edição do documentário que, mesmo com mais de 7 horas, consegue relatos inéditos e que muitas vezes podem até surpreender e emocionar quem está assistindo. Afinal, quando você enfrenta as câmeras e palcos desde muito cedo e consegue sucesso, parte de sua história é contada pelos veículos de comunicação. No episódio 'Boatos e Polêmicas' eles mostraram as incoerências e insensibilidade em assuntos como relacionamentos, sexo e orientação sexual, com perguntas e manchetes que acontecem até hoje com outros artistas.

Apesar disso, conseguimos entender melhor como funciona a dinâmica deles como artistas e irmãos. É inevitável perceber o crescimento dos dois, como as diferenças e dificuldades complementam o trabalho do outro, seja na direção de um show ou em uma produção de álbum.

Um ponto importante é perceber como a dupla (e sua família) valoriza os profissionais que fizeram parte da carreira, seja os que retornaram para participar da banda ou aqueles que tem orgulho de dizer que fizeram a direção, coreografia ou uma produção musical. Para mim, o grande destaque é a Flávia Moraes que foi importantíssima para fazer a criação visual da turnê 'Quatro estações', o show no 'Rock in Rio' (que você provavelmente vai ficar com ódio do NSYNC) e ainda dirigiu o filme 'Acquaria'.

Um pequeno ponto negativo é a questão das imagens de arquivo variarem tanto a qualidade, principalmente as que fazem parte da programação da Globo e os materiais oficiais da Universal Music, como clipes e shows. Em sua maioria, imagens achatadas ou uma simples cópia do conteúdo que estava no Globoplay ou de um VHS/DVD. Faltou esse cuidado da Globo e Universal Music em disponibilizar os materiais remasterizados para a produtora Gogacine.

'Sandy & Junior: A História' é o terceiro documentário original do Globoplay, mas o primeiro a contar a história de dois artistas brasileiros. Espero que sirva de exemplo para mais projetos no futuro. Obviamente montar um documentário não é algo rápido,

principalmente pela necessidade de escolher do foco da história que será contada, além do tempo de busca de imagens de arquivo. Mas isso é um resgate necessário da história da nossa música, independente do estilo musical.

Elza Soares

Gilberto Gil

Caetano Veloso

Milton Nascimento

Maria Bethânia

Ney Matogrosso

Novos Baianos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A festa (do catálogo) no mundo dos colecionadores de filmes

Próximo

O retorno dos game shows, agora nos streamings