PF aguarda perito de Porto Alegre para investigar queda de elevador em prédio da UFSM, que ficará isolado por tempo indeterminado

PF aguarda perito de Porto Alegre para investigar queda de elevador em prédio da UFSM, que ficará isolado por tempo indeterminado

Foto: Beto Albert (Diário)

Por se tratar de uma ocorrência dentro da área da União, a queda do elevador no prédio 40 C da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e que deixou cinco pessoas feridas na tarde de quarta-feira (17), também está sendo investigada pela Polícia Federal (PF). Agora, é esperada a chegada de um perito especializado para ajudar na perícia do local, que está isolado por tempo indeterminado.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Conforme informado pela PF na tarde desta quinta-feira (18), uma primeira inspeção preliminar, com registros fotográficos e coleta de informações foi feita no espaço ainda na noite do fato. Agora, um policial federal de Porto Alegre, especializado em Engenharia Mecânica, deve chegar em Santa Maria nas próximas horas para ajudar nas avaliações que ainda devem ser feitas. O objetivo é colher o máximo de informações para entender o que ocorreu.


Além disso, o técnico que realizou a última manutenção no equipamento já foi ouvido. Nos próximos dias, as cinco vítimas e a empresa responsável pela instalação também devem prestar depoimento.



O prédio 40 C do Centro de Artes e Letras segue isolado e sem previsão de liberação, pois, segundo a PF, o local precisa ficar fechado para a realização dessas avaliações.


Além da PF, equipes de engenharia da UFSM também irão realizar o trabalho de perícia e análise do equipamento. Um processo administrativo interno na universidade também será aberto para apurar os fatos. 


A instalação dos elevadores foi feita por uma empresa de São Paulo por meio de uma licitação. O equipamento de apenas três messes de uso tinha capacidade para transportar até 10 pessoas. Ou seja, a hipótese de que a falha tenha sido motivada por sobrecarga está, a princípio, descartada.

O resultado da perícia realizada pela Polícia Federal tem o prazo de até 30 dias para ser divulgado. 


Relembre o caso

O elevador caiu do segundo para o primeiro andar no prédio 40C, no campus da UFSM em Camobi na tarde de quarta-feira (17). No momento da queda, haviam quatro pessoas dentro do local: uma professora e quatro alunos, que ficaram feridos.


Conforme apurado pela reportagem, um dos estudantes sofreu uma fratura no calcanhar esquerdo e pé direito e foi atendido no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. Ele imobilizou um dos pés e foi liberado. Outro estudante também teve o pé fraturado e passou por cirurgia no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) na madrugada desta quinta. Já a outra estudante aguarda atendimento no Hospital Geral de Santa Maria para averiguar o que pode ser uma fatura do tornozelo. A professora teve lesão na costela e está em observação. O estado de saúde da quinta vítima não foi informado.


Leia mais:





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria lança programação oficial da 51ª Feira do Livro; evento inicia em maio Anterior

Santa Maria lança programação oficial da 51ª Feira do Livro; evento inicia em maio

Empresa responsável pela manutenção de elevador da UFSM havia feito vistoria na última semana, diz pró-reitoria Próximo

Empresa responsável pela manutenção de elevador da UFSM havia feito vistoria na última semana, diz pró-reitoria

Geral