"O Barato Sai Caro": campanha contra o comércio informal é lançada em Santa Maria

Foto: João Alves (prefeitura de Santa Maria)

Autoridades, representantes de entidades e imprensa estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (27), para o lançamento da campanha “O Barato Sai Caro: Diga Não ao Comércio Informal”, realizado pelas entidades empresariais de Santa Maria com apoio da prefeitura. 


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O objetivo é evitar a venda de artigos de forma irregular nas ruas da cidade e oferecer capacitação profissional às pessoas que sobrevivem dessa atividade.

 
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Márcio Rabelo, disse que, em um primeiro momento, o objetivo é conscientizar a população para os malefícios de consumir produtos que são feitos sem nenhum tipo de controle de qualidade. Além disso, a campanha busca dar apoio à fiscalização da prefeitura, que sofre muitos ataques sempre que precisa realizar o seu trabalho.

 
– Por fim, mas talvez o mais importante, é oferecer uma porta de saída às pessoas que hoje se sustentam através do comércio informal, mas querem uma alternativa. Pessoas que são exploradas, trabalham sem nenhum tipo de direito trabalhista e são colocadas à margem da sociedade por essas organizações que controlam esse negócio – disse Rabelo.

 
O lançamento ocorreu no Hotel Itaimbé, no Centro, e contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e do vice-prefeito, Rodrigo Decimo (União Brasil). Ao comentar a iniciativa, Decimo destacou que o problema da venda de produtos de forma irregular não é apenas o não pagamento de impostos municipais. 


A preocupação é garantir um trabalho digno, com direitos, com salário fixo, aos trabalhadores que hoje estão na informalidade.

 
Ao defender a fiscalização, Jorge Pozzobom pediu compreensão a quem critica o trabalho dos agentes nas ruas da cidade. Segundo ele, a prefeitura é muito cobrada para resolver o problema do comércio informal, que considera difícil de resolver e afeta diversos outros municípios gaúchos:

 
– Nossa cidade tem quase 300 mil habitantes e não temos fiscais suficientes para resolver todos os problemas que precisam ser resolvidos. Vamos precisar do apoio da população, e essa campanha está aí para ajudar nisso.


A campanha, além de ter seu slogan divulgado em jornais, sites, rádios e até outdoors, vai abordar diferentes aspectos do comércio informal por meio de uma série documental. Todas as semanas, haverá vídeos de entrevistas com autoridades, empresários e especialistas para falar sobre o assunto.

 
Os vídeos serão postados originalmente no canal oficial da campanha no Youtube em @OBaratoSaiCaro. Mas também serão exibidos em portais de notícias, TV Santa Maria e TV Diário, além das redes sociais.


Capacitação

A campanha dará movimento a alguns programas de capacitação aos trabalhadores informais já existentes, como o Emprega Santa Maria, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, e outras iniciativas do Sistema S. A intenção é as empresas associadas absorverem essa mão de obra.


Além disso, para os informais que quiserem se tornar empreendedores, a Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terá vagas para cursos e capacitações voltados ao empreendedorismo. 


Outra ação será a oferta de crédito pelo programa Juro Zero, da Imembuí Microfinanças, em parceria com a prefeitura.

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