Após uma semana da abertura do prazo, mais de 9 mil santa-marienses já entregaram a declaração do Imposto de Renda

Em uma semana, a Receita Federal de Santa Maria registrou a entrega de mais de 9 mil declarações do Imposto de Renda 2024. Até as 11h da última sexta-feira (22), 9.043 contribuintes santa-marienses já haviam prestado contas com o Fisco. Desse total, 8.572 são declarações originais. As demais eram retificadoras.

 


Conforme a Receita, o número de declarações originais esperadas para este ano na cidade é de 80,5 mil, um pouco acima das 77,6 mil recebidas no ano passado.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O prazo para a entrega da declaração começou em 15 de março. Na primeira semana, o predomínio foi de declarações que resultam em imposto a restituir, correspondendo a cerca de 7,4 mil contribuintes – 83,10% do total entregue. Dessas, quase metade, 45,2% optaram por receber o dinheiro por meio do Pix.

 
As restituições serão priorizadas pela data de entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF). Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição: os que possuem 80 anos ou mais têm prioridade especial. Em seguida vêm os que possuem 60 anos ou mais, os portadores de deficiência física ou moléstia grave e os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

 
Depois, também será dada prioridade aos contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.


Lotes e prazo


Em 2023, os primeiros dois lotes somente foram pagos a quem se encaixava em alguma dessas prioridades. A Receita Federal orienta os contribuintes que quiserem receber a restituição nos primeiros lotes a se apressar e escolher o Pix para o depósito do dinheiro. O primeiro lote de restituição será pago em 31 de maio.

 
O prazo para enviar a declaração à Receita vai até o dia 31 de maio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Marcos Fonseca

[email protected]

Tupanciretã sedia nesta segunda-feira a abertura oficial da colheita da soja no Rio Grande do Sul Anterior

Tupanciretã sedia nesta segunda-feira a abertura oficial da colheita da soja no Rio Grande do Sul

Ovos de chocolate sobem quase 40% em cinco anos e preços chegam a quase R$ 100 na Páscoa de 2024 Próximo

Ovos de chocolate sobem quase 40% em cinco anos e preços chegam a quase R$ 100 na Páscoa de 2024

Economia