Jaqueline Silveira

Representantes de governos municipais em 2024, Decimo e Valdeci vivem momentos distintos

Representantes de governos municipais nas urnas em 2024, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), e o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil) vivem momentos diferentes no atual cenário pré-eleitoral.

 Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

 
O petista, depois que o companheiro a vice, ex-prefeito José Farret (União Brasil), antecipou a chapa, no mês de julho, tentou empurrar ao máximo o anúncio, mas, na última sexta-feira, acabou confirmando a pré-candidatura para 2024, uma vez que ficou “insustentável”, como ele próprio admitiu. Valdeci queria ampliar mais a aliança, constituída pelo PT, PCdoB e PV (federação), União Brasil e PSD, antes da confirmação, mas, como não foi possível, ocorreu o anúncio. 

O deputado Valdeci Oliveira (à dir.) oficializou, na sexta-feira, a pré-candidatura a prefeito com José Farret de viceFoto: Christiano Ercolani (Divulgação)

Uma dificuldade encontrada por Valdeci (na foto de comemoração dos seus 66 anos ao lado de Farret) para expandir a coligação é o fato de a chapa já estar completa, não abrindo margem para negociar o vice com outros partidos. Diferentemente da última vez em que concorreu a prefeito, em 2016, o deputado, agora, não tem também como oferecer uma aliança à Câmara para facilitar a eleição de siglas menores, já que não existe mais coligação na proporcional.

 
Por outro lado, Decimo (na foto no evento do Dia da Criança), que já confirmou estar preparado para disputar o cargo mais importante do município, além de trocar o União Brasil pelo PSDB, procura por um vice. Portanto, as negociações para ampliar a aliança, que hoje sustenta o governo Jorge Pozzobom (PSDB), têm a favor do vice o fato de a chapa não estar completa. Embora a cúpula ao redor de Decimo relute em falar sobre o perfil do pré-candidato, a procura é por um nome popular e, de preferência, com bom trânsito na periferia da cidade. O sonho tucano seria um nome do MDB, que não decidiu se lança candidatura própria ou não.

O atual vice-prefeito Rodrigo Decimo irá representar o governo Pozzobom nas urnas e ainda definirá o companheiro de chapa Foto: Divulgação


Cenário político com o pé no acelerador

Com o anúncio do deputado Valdeci Oliveira (PT) como pré-candidato a prefeito e já com chapa completa, o cenário se antecipa cada dia mais na visão dos partidos e pode acelerar futuras decisões de outras legendas. 

Com o petista, são quatro nomes declarados concorrentes: Ewerton Falk (PL), Giuseppe Riesgo (Novo) e Rodrigo Decimo, ainda no União Brasil, mas já a caminho do PSDB.
O PDT, por sua vez, anunciou que terá candidatura própria e o nome a ser confirmado deve ser o do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Paulo Burmann, também presidente da legenda. 

As indefinições principais estão no Progressistas e no MDB, dois dos maiores partidos da cidade. O primeiro aguarda pelo sim de Giuseppe para disputar a prefeitura pelo Progressistas, e o MDB espera por uma decisão do secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel, se concorre ou não.

 
Diante da rapidez com que o cenário se move, essas siglas não poderão aguardar muito tempo para uma decisão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pré-candidato a prefeito pelo Novo, ex-deputado Giuseppe Riesgo deixa cargo em Brasília Anterior

Pré-candidato a prefeito pelo Novo, ex-deputado Giuseppe Riesgo deixa cargo em Brasília

“Os gastos com pessoal são um tema bastante polêmico”, diz diretor de Fiscalização do TCE Próximo

“Os gastos com pessoal são um tema bastante polêmico”, diz diretor de Fiscalização do TCE

Jaqueline Silveira