Você se importa?

Infelizmente, cada vez mais, na cena contemporânea, o individualismo, a competição e o capitalismo nos atropelam diariamente. A noção de coletivo e de sociedade civilizada e evoluída se enfraquece, dilui-se de diferentes maneiras e em diferentes contextos.


Amigas, sim, viagens à parte
Mesmo sabendo que uma amiga está disponível para viajar e, consequentemente, compartilhar os gastos de uma viagem de férias, a outra amiga silencia e, de uma hora para outra, posta fotos deslumbrantes de uma praia paradisíaca, desejada, “instagramável”, sozinha.


Amigos artistas?
Mesmo reclamando que, em cidade pequena do interior gaúcho, há poucas opções culturais para frequentar, quando um conhecido faz uma Mostra ou Exposição, com entrada gratuita, a maioria de seus amigos artistas não comparece. Socorro! É isso mesmo, produção? E eu que pensava que o universo artístico fosse mais afetivo, amigável, sensível. Quem dera. Vida real.


Mulheres solteiras
Conheço várias mulheres solteiras, entre 30 a 50 anos. Não há nada de mal ou ruim em estar sozinha, curtindo sua solitude e independência. A questão é que muitas reclamam de se sentirem sozinhas, deslocadas em relação a suas amigas casadas e com outra rotina. Eu me pergunto: Por que essas mulheres não convidam outras mulheres para sair? Mulheres negras e mulheres brancas, bonitas e/ou bem-sucedidas, sofrem mais de solidão e exclusão do que as demais? E as mulheres com filhos?


A solidão dos homens gays
Dizem que os gays são os melhores amigos das mulheres. Será? Quando algumas mulheres começam a namorar, a rotina inevitavelmente muda, além de alguns namorados não aceitarem ou tratarem mal os amigos gays. Por que será? Por que alguns homens héteros têm tanto medo ou receio de ficar perto ou ter amigos gays? Se for como carnavalescos, como estilistas ou cabeleireiros, tudo bem? Mas se forem bancários, professores ou médicos, não? Oremos. Batuquemos!


Velhos e velhices...
Ter filhos não é garantia de cuidados futuros. Não se engane. Quando se tem mais de um filho, já vi casos de “empurra-empurra” para ver quem irá cuidar dos anciãos. Além da prática de chantagens e negociações entre os futuros herdeiros. Rapidamente colocam o idoso, viúvo, no menor quarto da casa. As idosas, agora, precisam cozinhar para filhos e para os netos que vieram morar em suas casas, pela incapacidade dos filhos.


Triste. Lamentável. Quem se importa?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Gustavo Duarte

POR

Gustavo Duarte

A vida é um sopro Anterior

A vida é um sopro

Velhice e Sexualidades Próximo

Velhice e Sexualidades

LEIA MAIS