A vida é um sopro

Quando se vê já é sexta-feira, quando se vê já é meia-noite. Carnaval passou, Páscoa chegou, lá vem o Dia das Mães e as aguardadas férias de julho. Os filhos cresceram, o carro desvalorizou, a parede da casa descascou. O cabelo caiu, a barriga cresceu, o grau dos óculos aumentou. Parem o mundo que eu quero descer! Não há onde descer, é preciso enfrentar. A vida pede coragem e decisões. Se der medo, vá com medo, mas vá. O erro pode pedagógico. Não existe erro, tudo é aprendizado.



Comer com os olhos
A maioria das pessoas que conheço está acima do peso, e reclama, constantemente, desta condição. Dietas, jejuns, receitas e exercícios físicos e nada. A rotina contemporânea já banalizou a ansiedade, as exageradas expectativas sociais, o constante endividamento, a loucura das redes sociais, a falta ou má qualidade do sono. Que sono? Alguém consegue dormir, bem, oito horas? Oremos! Quanto maiores a ansiedade, a expectativa e a frustração, maior o apetite. Maior a compensação. Não adianta reclamar, é preciso agir, mudar o caminho, pensar diferente.


Junto e separado
Mil amigos nas redes sociais. No momento de convidar alguém para tomar um chimarrão e conversar “corpo a corpo”, ninguém pode. É o paradoxo atual: todos conectados e a maioria solitária, com ciúmes, com receios bobos e/ou inveja do outro, mas com vontade de estar junto. Quem se atreve em convidar e receber somente nãos ou desculpas rasas? As pessoas acham chique estar ocupados. Falo nada, só me afasto.


O tempo é hoje!
Você ainda guarda os cristais, os copos e a melhor louça para as visitas? Para as ocasiões especiais? Minha amiga esperou tanto para fazer a tão sonhada festa de 40 anos e uma viagem internacional com o marido que acabou ficando sem nada: descobriu a traição e separou. Ficou sem a festa, sem a viagem e sem o marido. Batuquemos!


Sem explicações
Para amigo não se explica. Para amigo se explica. Eu explico: se a pessoa é seu amigo não há lugar para explicações de seus atos, suas vontades e desejos. Você é assim e pronto, faz parte do jogo social. Se a pessoa é seu amigo, algumas coisas podem e merecem ser explicadas, conversadas, confessadas. Faz bem. O desafio é encontrar o equilíbrio. O bom é que temos diferentes tipos de amigos. Quem tem amigos tem tudo.



​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Gustavo Duarte

POR

Gustavo Duarte

Na flor da idade Anterior

Na flor da idade

Você se importa? Próximo

Você se importa?