Na flor da idade

Há quem diga que o seu tempo já passou. Outros apostam que o tempo é atual, o hoje, o agora. Entre o passado e o presente, a disputa é grande, é acirrada até. Idade dos espinhos? Idade da urtiga? Com qual flor você se identifica? Os espinhos falam mais alto? Machucam? Como você se cura? Há cura?



Feliz (c) idade
Sabemos que historicamente as mulheres foram (e continuam sendo) o alvo de ataques e cobranças em relação ao avançar da idade, à aparência e às condutas e comportamentos sociais. Até mesmo em ambientes privados são vigiadas, comparadas, cobradas. Se não pinta os cabelos é desleixada, se as unhas estão “vencidas”, não é um bom sinal. Homens cobram as mulheres. Mulheres cobram as mulheres. Oremos!


Simplic – IDADE
Na ditadura do corpo e na comparação e competição desenfreadas, ser feliz com coisas simples da vida pode ser um caminho produtivo, saudável, que conforta o coração. Se você ainda tem mãe ou pai vivos e convive bem com eles, isso pode ser um presente para sua idade, seja ela qual for. Conheço uma senhora com 72 anos que cuida do pai com 90 anos: não reclama, não cobra auxílio dos demais irmãos, simplesmente se organizou em sua rotina e segue sua decisão de cuidar de seu pai. Ela o respeita e convive bem com ele. Ela é feliz: vive com sua consciência tranquila. Vida simples.


Quase aposentado

Meu colega confessou: “O que eu vou fazer das oito da manhã às cinco horas da tarde, quando me aposentar?” Mesmo eu argumentando que há cursos de preparação para a aposentadoria e que seria bom participar de um grupo, nada o convencia. Parecia desesperado, preocupado. Quando bate o vazio, o que você faz? A quem recorre? Como preencher esse espaço?


Gênero e Sexualidade
Homens hétero não ficam sozinhos. Mulheres, sim; gays, também. Homens hétero logo que terminam uma relação, já arrumam outra, geralmente mais jovens. É preciso ser grande e honesto para ficar sozinho e não se sentir triste. Sentir prazer com a própria companhia é uma grande conquista, talvez o grande sentido da vida. Se você não está bem consigo mesmo, como ser feliz com o outro? Que sejamos honestos e felizes conosco. Se for para ficar com outra pessoa, que seja muito bom. Conviver é para acrescentar, não para criar problemas. Batuquemos!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Gustavo Duarte

POR

Gustavo Duarte

Na flor da idade Anterior

Na flor da idade

A vida é um sopro Próximo

A vida é um sopro

LEIA MAIS
10/04/2024 14:00
10/04/2024 14:00