Foto: Pedro Piegas, BD
Foi publicado, nesta quarta-feira (24), o edital do novo leilão na bolsa de valores B3, em São Paulo, para definir a empresa ou consórcio que vai assumir a gestão da iluminação pública em Santa Maria pelos próximos 24 anos. Será no dia 14 de junho, às 14h, na capital paulista. Antes disso, das 9h às 12h do dia 10 de junho, serão recebidos os envelopes das empresas interessadas.
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A vencedora terá como responsabilidade trocar todas as 27,7 mil luminárias atuais das ruas de Santa Maria por novas, de LED, nos primeiros 12 meses de contrato. Só para essa substituição, devem ser gastos R$ 20 milhões. Além disso, durante 24 anos, a vencedora fica responsável pela manutenção do serviço, com troca de lâmpadas queimadas e luminárias com problemas.
Primeiro leilão da concessão da iluminação de Santa Maria era previsto para fevereiro
Outra exigência é da instalação de cerca de 363 novas luminárias por ano, acompanhando o crescimento da cidade. O investimento total previsto nesses 24 anos é de R$ 219 milhões. Em troca, a empresa vai receber mensalmente um valor, definido no leilão, com dinheiro que virá da taxa de iluminação pública, cobrada na conta de luz dos santa-marienses.
Entre as vantagens dessa concessão estão a padronização e reforço da iluminação em toda a cidade. É que, atualmente, em uma avenida da cidade, há vários tipos de luminárias e lâmpadas, dificultando a manutenção, gastando bem mais energia elétrica e deixando a iluminação irregular ou fraca. Com a troca de todas as luminárias por novas, uma rua passará a ter os mesmos tipos de equipamento e de lâmpadas, inclusive mais potentes.
Esse novo leilão foi marcado porque no primeiro, previsto para 23 de fevereiro, não houve concorrentes. Depois disso, a prefeitura de Santa Maria reavaliou e alterou alguns pontos do edital, como o valor da comprovação de serviços realizados.