Deni Zolin

Leilão para troca da iluminação pública de Santa Maria é adiado na Bovespa

Leilão para troca da iluminação pública de Santa Maria é adiado na Bovespa

Foto Pedro Piegas, BD

A abertura do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) para o sistema de iluminação pública do município de Santa Maria, inicialmente previsto para a próxima sexta-feira (23), na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, será remarcado para uma nova data. Segundo a prefeitura, nenhuma empresa apresentou propostas participar desta primeira disputa dentro do prazo estabelecido em edital, que se encerrou às 12h desta terça-feira (20).


- Deu esse revés. Não teve nenhuma empresa que se credenciou e, com isso, estamos transferindo a data do novo leilão. Junto com o BRDE e com assessoria das demais empresas, vamos entender o mercado e o que suscitou o não interesse momentâneo para fazer alguma adequação. Ficamos tranquilos porque todo o processo foi bem construído e bem formatado, mas o mercado não respondeu - afirmou ao Diário o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Segundo ele, o processo será revisado e republicado novamente ainda neste semestre.

- Percebemos, nos últimos meses do ano passado, que as PPPs de iluminação pública tiveram queda de empresas interessadas e também do deságio nos leilões na Bovespa. Em uma cidade do interior de São Paulo, no final de ano passado, o deságio foi em torno de 30% e duas só apresentaram propostas, também na B3. Estávamos contando que tivéssemos alguma interessada, em virtude das apresentações que fizemos e das perguntas que foram feitas por empresas nesse edital da B3. É um processo não desejado, mas perfeitamente natural que isso aconteça. No prédio Galeria Rio Branco, teve primeira licitação que resultou deserta, fizemos pequenos ajustes no edital e daí teve empresa ganhadora. O primeiro leilão do Cais Mauá, em Porto Alegre, também teve licitação deserta, e depois foi republicado e teve vencedora - lembrou Decimo.

Como será o leilão que prevê a troca de todos os 27 mil pontos da iluminação pública de Santa Maria e quando obra será feita

A modelagem do projeto é conduzida pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A partir de agora, será feita uma reavaliação de alguns pontos do edital por parte de equipes do banco, Prefeitura de Santa Maria e do consórcio Houer Consultoria e M Viana Advogados, que executou a estruturação da PPP. O objetivo é concluir os novos estudos com a maior brevidade possível.

Com prazo de concessão fixado em 24 anos, o projeto compreende a substituição de cerca de 28 mil luminárias atuais por lâmpadas de tecnologia LED e ampliação anual de novos pontos de iluminação, o que garantirá maior segurança da população de cerca de 270 mil habitantes e maior economia no consumo de energia elétrica. O investimento previsto é de R$ 219 milhões.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aprovado reajuste salarial de órgãos estaduais e suspensa operação padrão da Fepam Anterior

Aprovado reajuste salarial de órgãos estaduais e suspensa operação padrão da Fepam

Como será o leilão que prevê a troca de todos os 27 mil pontos da iluminação pública de Santa Maria e quando obra será feita Próximo

Como será o leilão que prevê a troca de todos os 27 mil pontos da iluminação pública de Santa Maria e quando obra será feita

Deni Zolin