Deni Zolin

Pelotas entrega o quinto ecoponto. Santa Maria não tem nenhum

Pelotas entrega o quinto ecoponto. Santa Maria não tem nenhum

Fotos: Gustavo Vara, Divulgação

A prefeitura de Pelotas divulgou, em seu site, que entregou mais um ecoponto na última sexta-feira. Na estrutura, os moradores do Bairro Fragata podem fazer o descarte de diversos materiais, como entulhos de construção civil, móveis, pneus, podas e galhos, eletroeletrônicos e recicláveis.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Segundo a prefeitura pelotense, o Ecoponto Gotuzzo destaca-se das demais unidades gerenciadas pela empresa de saneamento Sanep por ser o primeiro a disponibilizar os Postos de Entrega Voluntária (PEVs), estrategicamente localizado na entrada do ecoponto. O local recebe resíduos recicláveis, em pequena quantidade, todos os dias da semana, inclusive, fora do horário de funcionamento. Além disso, a estrutura também possui uma plataforma de descarga, projetada para facilitar o acesso dos veículos à unidade, simplificando e agilizando o processo de descarte dos resíduos de obras e podas em geral.

Saiba como descartar bens domiciliares em Santa Maria; o programa Descarte Legal é gratuito


Com investimento de R$ 400 mil, com recursos próprios do Sanep, o Ecoponto foi idealizado com foco na sustentabilidade, visando à construção limpa e eficiente, com redução significativa de processos e etapas. O espaço, com dois mil metros quadrados, foi construído em apenas três meses, utilizando contêineres reciclados para o escritório e recepção, banheiros, almoxarifado e outras instalações, contribuindo para a economia de recursos e materiais. Além disso, a nova unidade representa um modelo de referência para futuros Ecopontos da cidade, permitindo adaptações conforme as necessidades de cada local. Um dos objetivos do ecoponto é evitar o descarte ilegal.

O Ecoponto Gotuzzo está situado na Rua Machado de Assis, em Pelotas. Funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O limite diário de descarte por pessoa é de um metro cúbico de materiais, equivalente, em volume, a uma caixa d’água de mil litros, por exemplo. A unidade é a quinta a ser entregue pela autarquia. Desde que assumiu a gestão dos Ecopontos em 2021, o Sanep requalificou e entregou à comunidade os Ecopontos JK, Balsa, Cerquinha e Laranjal.

Fica a dúvida: Santa Maria e outras cidades aqui da região não poderiam fazer um projeto semelhante?
Em Santa Maria, para informações sobre coleta seletiva, acesse www.santamaria.rs.gov.br/descarte-legal.

O que pode ser descartado

Confira o que pode ser descartado nesse ecoponto de Pelotas: materiais recicláveis, como plástico, vidro, papel, papelão, espelhos, metais e isopor; resíduos provenientes da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeira, forros e argamassa; equipamentos eletroeletrônicos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor e impressora), resíduos resultantes do manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão, itens volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas e colchões), pneus e óleo de cozinha saturado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

Prefeitura de Santa Maria tem plano de instalar um ecoponto em Camobi Anterior

Prefeitura de Santa Maria tem plano de instalar um ecoponto em Camobi

Em 10 anos, total de restaurantes em Santa Maria cresceu 69% Próximo

Em 10 anos, total de restaurantes em Santa Maria cresceu 69%

Deni Zolin