Deni Zolin

Prefeitura entrega estudos de viabilidade para convencer Latam a fazer voos de Santa Maria a São Paulo

Prefeitura entrega estudos de viabilidade para convencer Latam a fazer voos de Santa Maria a São Paulo

Foto: Guilherme Brum, Divulgação

Uma comitiva de Santa Maria entregou nesta terça, a diretores da Latam Linhas Aéreas, em Brasília, um pedido para a retomada dos voos diretos daqui a São Paulo. Segundo o vice-prefeito Rodrigo Decimo, foram levados documentos que comprovam o bom movimento de passageiros que havia nas viagens da empresa VoePass, que fazia os voos com um ATR de 70 lugares, entre novembro de 2022 e maio de 2023.

 
- Trouxemos dados e informações para fazer com que eles estudem a viabilidade de fazer esse voo. Esse primeiro contato não é conclusivo, ficaram de levar para o departamento técnico, ficaram de ver aeronave e slots (horários para poucos e decolagens nos aeroportos). Ficaram de ver para saber se podemos avançar. Saio otimista porque a ideia foi bem acolhida. Foi importante trazermos os números, que de novembro de 2022 até maio de 2023, quando tinha o voo da VoePass com a Gol, a ocupação média do avião era de 87%. Eles viram com bons olhos, pois são números que atraem - disse o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.


Veículo de aplicativo roubado em Santa Maria é encontrado incendiado com bovinos no porta-malas em São Pedro do Sul

 
A reunião foi em um escritório de advocacia em Brasília. Pela Latam, participaram Eduardo Macedo, diretor de Assuntos Públicos, e Antônio Karp, consultor sênior de Relações Governamentais da companhia aérea. Pela prefeitura, além de Decimo, estava a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana. Os presidentes da Cacism, Andrei Nunes, e da CDL, Marcio Rabelo, também estavam na reunião. Segundo o vice-prefeito, além da importância das entidades empresariais demonstrarem o interesse da cidade, foi entregue um documento do fórum das nove instituições de Ensino Superior de Santa Maria reforçando a importância da retomada dos voos.


O vice-prefeito diz que é uma tentativa de ter alternativas à negociação com a Gol Linhas Aéreas. Decimo garante que a empresa segue com interesse em voar de Santa Maria a São Paulo, se a Aeronáutica liberar os pousos com frequência na pista da Base Aérea.

 
- Conversamos com a Gol e eles disseram que a crise da empresa nos EUA não iria influenciar, era tratativa contábil, jurídica e fiscal. Eles mantêm os planos do voo de Santa Maria a São Paulo. Falei com o 5º Comando da Aeronáutica, e eles ficaram de dar algum retorno sobre o estudo da liberação da pista até quinta-feira - disse Decimo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

No Estado, 79% das pessoas com autismo vão à escola: veja outros detalhes da pesquisa Anterior

No Estado, 79% das pessoas com autismo vão à escola: veja outros detalhes da pesquisa

Prefeitura de Santa Maria terá reunião com Latam para tentar retomar voos a São Paulo Próximo

Prefeitura de Santa Maria terá reunião com Latam para tentar retomar voos a São Paulo

Deni Zolin