Deni Zolin

Prefeitura de Santa Maria terá reunião com Latam para tentar retomar voos a São Paulo

Prefeitura de Santa Maria terá reunião com Latam para tentar retomar voos a São Paulo

Enquanto aguarda uma resposta da Aeronáutica sobre a liberação ou não de voos diários com aviões a jato na pista da Base Aérea de Santa Maria, o que não tem data para ocorrer, a prefeitura tenta ampliar as chances de uma eventual retomada dos voos diretos para São Paulo. Nesta terça (2), às 15h, o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e uma comitiva da prefeitura e da cidade estarão em Brasília para uma reunião com diretores da companhia aérea Latam.

 
A intenção é tentar convencer a empresa aérea sobre o potencial de Santa Maria e região para um voo direto daqui a São Paulo. Para fortalecer ainda mais essa articulação, e mostrar que o governo e a comunidade têm total interesse nessa operação e não vão desistir de ter voos para a capital paulista, representantes de entidades de classe também estarão em Brasília junto com a prefeitura. Estarão presentes o presidente da CDL, Marcio Rabelo, o presidente da Cacism, Andrei de Lacerda Nunes, e o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa.

Pela prefeitura, além do vice-prefeito Rodrigo Decimo, integram a comitiva a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, o assessor superior Ronie Gabbi, e o gerente de Segurança Operacional, Aleques Machado Martins.

 
Em paralelo a isso, a prefeitura já negociava com a Gol Linhas Aéreas, que desde maio de 2023, quando foram suspensos os voos da VoePass com a Gol, comprometeu-se em retomar a ligação direta com São Paulo. Porém, a promessa era passar a usar um avião maior, a jato, o que esbarrou na liberação da pista pela Aeronáutica. Desde então, a prefeitura contratou uma empresa privada para fazer o estudo chamado PCN, que foi entregue em janeiro à Aeronáutica. O comandante da Base Aérea de Santa Maria, coronel aviador Daniel Lames, afirmou que não há previsão para a Aeronáutica dar uma resposta se libera ou não a pista para pousos frequentes com aviões a jato.

Última viagem

Recapitulando: em 1º de novembro de 2022, a VoePass passou a fazer o voo direto de Santa Maria a São Paulo com um avião turbo-hélice ATR, de 70 lugares, mas a parceria com a Gol foi rompida há um ano, com os voos sendo feitos até 9 de maio de 2023. Depois, a Gol se comprometeu em retomar os voos com um Boeing, mas segue no aguardo do aval da Aeronáutica. Porém, com a recente crise da Gol nos EUA, resta saber se os planos de voltar a voar em Santa Maria seguirão de pé.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

Prefeitura entrega estudos de viabilidade para convencer Latam a fazer voos de Santa Maria a São Paulo Anterior

Prefeitura entrega estudos de viabilidade para convencer Latam a fazer voos de Santa Maria a São Paulo

13,5 quilômetros da duplicação da BR-290 serão liberados em maio Próximo

13,5 quilômetros da duplicação da BR-290 serão liberados em maio

Deni Zolin