aniversário

São Pedro do Sul comemora 93 anos com rodeio e shows nesta sexta-feira

José Mauro Batista


Foto: Rafael Menezes (Divulgação) 

Um município com riquezas culturais e naturais. Assim é São Pedro do Sul, que completa, hoje, 93 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar a data, começa hoje e segue até domingo o 38º Rodeio Crioulo Intermunicipal. Entre as atrações está o show do grupo Comparsa Sureña, às 20h, no Parque de Eventos (Igrejinha do Divino), do CTG Rincão de São Pedro. Não haverá cobrança de ingressos para a entrada no parque. A expectativa é que mais de 90 equipes participem das provas.

Emancipado de Santa Maria em 22 de março de 1926, São Pedro do Sul têm seus primeiros registros no ano de 1626, quando o padre Roque Gonzales chegou à região para instalar uma redução jesuítica, que acabou não se concretizando. Porém, a Estância de São Pedro passou a integrar a redução de São Miguel. A localidade teve, ainda, outras denominações, como São Pedro do Rincão, Rincão de São Pedro, São Pedro e, por fim, São Pedro do Sul.

Após adiamento, concurso de parrilleros ocorre neste domingo em São Gabriel

Com 16,2 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Pedro do Sul tem como base econômica a produção de arroz e soja, e a pecuária.

Desde 1º de julho do ano passado, o município é administrado pela prefeita Ziania Bolzan (PTB), que assumiu após a renúncia do prefeito Victor Doeler (PP), por motivos de saúde.

A cidade também se destaca na parte turística, com o Balneário Passo do Julião, o Sítio Arqueológico da Pedra Grande e dois museus: Museu Histórico Fernando Ferrari, localizado na cidade, e Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha, localizado na Estrada da Carpintaria, na BR-287.

A prefeita destaca que conseguiu equilibrar as contas, pagar as dívidas e manter a folha de pagamento em dia. Em termos de investimento, a prioridade é para estradas e pontes.

- Já fizemos três pontes e vamos retomar a obra da ponte de São Lucas, uma estrutura com 52 metros de cumprimento, na divisa com o município de Cacequi - diz Ziania, destacando que o município tem feito investimentos com recursos próprios.

O MUNICÍPIO
Onde fica

  • Na Região Central

População

  • 16,2 mil habitantes

Base econômica

  • Agricultura, com destaque para arroz e soja, e pecuária

A origem e a emancipação

  • Os primeiros registros, como Estância de São Pedro, são de 1626, quando o padre jesuíta Roque Gonzales tentou instalar uma redução jesuítica na localidade, projeto que não prosperou. A Estância de São Pedro, então, passou a integrar a redução de São Miguel
  • Emancipou-se de Santa Maria em 22 de março de 1926

O nome

  • Está relacionado a Estância de São Pedro, nome dado à área onde o município se formou. Antes do nome atual, foi denominado de São Pedro do Rincão, Rincão de São Pedro e São Pedro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem é presa por tráfico de drogas no Centro de São Pedro do Sul

Próximo

Agricultor de São Pedro do Sul que estava desaparecido reaparece e está bem

são pedro do sul