alteração

Primeiro caso confirmado em São Pedro do Sul é descartado após novos exames

18.379

Após registrar o primeiro (e por enquanto, o único) caso de coronavírus no município, a prefeitura de São Pedro do Sul descartou a confirmação. Em nota, o Executivo afirma que trata-se de um caso "falso-positivo", em que o primeiro exame teve resultado diferente de outros realizados depois.

95% dos casos de coronavírus em Formigueiro estão curados

Em nota, a prefeitura explica que o caso foi confirmado por um laboratório particular de Santa Maria, no dia 3 de junho. O laudo do exame foi solicitado pela Secretaria de Saúde, que recebeu o documento e comprovou a veracidade da informação. Em seguida, a assessoria divulgou a confirmação do primeiro caso.

Porém, após ter diagnóstico positivo para Covid-19, o paciente voltou a realizar mais exames, entre testes rápidos e exame sorológico. E, para sua surpresa, teve resultado negativo em todos. 

RS tem 124 casos de coronavírus para cada 100 mil habitantes

A partir disso, a Vigilância Epidemiológica Municipal de São Pedro do Sul afirma ter questionado o laboratório que realizou o primeiro teste, o único positivo, em Santa Maria. A resposta, segundo a prefeitura, foi que "este resultado era duvidoso, por se tratar de um lote com defeito, que já tinha sido retirado de circulação. Ademais, o lote desqualificado pela 4ª CRS por apresentar falhas, se tratava do mesmo lote utilizado pelo laboratório no paciente em questão".

Com a exclusão desse caso, São Pedro do Sul não tem mais registros confirmados de coronavírus. No entanto, a informação ainda não foi atualizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), ainda que o município já tenha encaminhado o pedido de descarte desses dados. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

São Pedro do Sul tem seis óbitos associados à Covid-19

Próximo

São Pedro do Sul registra primeiro caso de coronavírus

são pedro do sul