Foto: Renan Mattos (Diário)
*Matéria atualizada às 17h05min do dia 17 de outubro de 2019
O evento de mostra paleontológica que ocorreria neste final de semana no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em São João do Polêsine foi adiado. Por causa da chuva, o evento será transferido para o dia 26 de outubro.
Dedicado às crianças, o PaleoDia marca o encontro das descobertas histórias da região com a comunidade em um ambiente com atividades para toda a família. O evento terá ampla programação, com diversas atividades, entre elas a Mostra Paleontológica, com os fósseis encontrados na Região Central do Estado e vinculados ao CAPPA.
Será a oportunidade para os visitantes conhecerem os fósseis do Buriolestes shultzi, pequeno dinossauro de uma das espécies mais antigas do mundo, e do Bagualosaurus agudoensis, uma nova espécie descoberta no município de Agudo. Na ocasião, serão inauguradas novas peças exclusivas na Mostra Paleontológica.
A Região Central do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria e a Quarta Colônia, tem uma rica fauna de vertebrados fósseis do Período Triássico (233 milhões de anos).
Uma das atividades mais interessantes é a Caça ao Fóssil, oportunidade para as crianças serem paleontólogas por um dia e procurarem por réplicas de fósseis de dinossauros enterrados na areia. No final da tarde, haverá show da banda Alma Gaúcha.
A última atividade será a observação noturna do céu, um momento ímpar para ver a beleza de astros e estrelas. Durante todo o evento estarão disponíveis guloseimas da Quarta Colônia e banca com erva-mate e água quente. (Com informações do CAPPA/UFSM)
O evento
- O quê - PaleoDia da Quarta Colônia
- Quando - 26 de outubro, próximo sábado, das 15h às 21h
- Onde - Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da UFSM, na Rua Maximiliano Vizzotto, 598, em São João do Polêsine
- Quanto - De graça
As atrações
- Mostra Paleontológica com fósseis de dinossauros encontrados na região
- Gastronomia da Quarta Colônia
- Cinessauro
- Oficina de animais peçonhentos
- Trilhas
- Oficina de desenhos
- Banca de erva-mate e água quente
- Arco e flecha
- Oficina de esculturas
- Viva o Campus especial: banda Alma Gaúcha.
- Projeto "Olha o passarinho" de observação de aves
- Palhaços
- Observação noturna do céu
Mais informações
- CAPPA/UFSM, até sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h30min, pelo telefone Fone (55) 3269-1022