nova palma

Família busca ajuda para tratamento de tumor ósseo da filha de 3 anos

da redação


Foto: Arquivo Pessoal
Rúbia e a mãe no primeiro dia em São Paulo

Aos 9 meses de idade, Rúbia Petzold Piovesan foi diagnosticada com o sarcoma de Ewing - um tumor ósseo raro. Desde então, a família de Rúbia, que é de Nova Palma, vive uma rotina desgastante em busca da cura da doença da menina, hoje com 3 anos e 9 meses. 

Saiba como ajudar famílias que foram atingidas pela chuvarada na Região Central

Rúbia e a mãe Jocelaine Medianeira Petzold, 39 anos, estão em São Paulo para uma bateria de exames que precedem o transplante de medula óssea, que deverá ser feito nos próximos meses. No Hospital Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), a família encontrou uma possibilidade de tratamento e acompanhamento gratuitos. Porém, mãe e filha precisam se manter na cidade por até um ano, além de precisarem comprar alguns tipos de medicamentos. Para isso, necessitam de cerca de R$ 40 mil. Até agora, conseguiram cerca de R$ 28 mil por meio de brechós, rifas e vaquinha.

- Eu trabalhava como assistente social, mas tive que abandonar o emprego, porque não conseguia conciliar com o tratamento da pequena. Já passamos muito tempo em Santa Maria, Porto Alegre e agora São Paulo. Hoje nosso único sustento é o pai dela, que é caminhoneiro. Mas quando ela fizer o transplante, ele também vai parar de trabalhar e nos acompanhar - relata Jocelaine. 

Aprovada lei que proíbe fogos de artifício em Jaguari

Antes de chegar no Graac, a menina já fez sessões de quimioterapia e radioterapia, além de já ter feito quatro craniectomias (cirurgia feita no crânio). Em março de 2017, foi considerada curada e teve alta, podendo voltar para casa. Porém, em agosto, novos sintomas apareceram e o diagnóstico do retorno da doença, em setembro. Em março e abril de 2018, a menina realizou as duas cirurgias mais recentes. 

O transplante de medula é a esperança da família para a cura da menina. No procedimento, as células-tronco de Rúbia serão removidas da medula óssea antes do transplante. As células serão armazenadas até o momento do transplante e, em seguida, será tratada com quimioterapia para destruir as células cancerígenas. Então, as células-tronco armazenadas serão devolvidas para o corpo da menina por via intravenosa. Esse processo todo pode durar até um ano.

IFFar tem vaga para professor de Administração em Júlio de Castilhos

COMO AJUDAR

Depósito bancário: 

  • Banrisul, agência 0757, conta 39.034103.0-2.
  • Caixa (conta poupança), agência 4790, conta 00001943-6

Contato: (55) 99618-3963.

SOBRE A DOENÇA
O sarcoma de Ewing é um tipo de câncer raro que surge nos ossos ou nos tecidos moles em redor, gerando sintomas como dor ou sensação de dolorido constante em uma região do corpo, cansaço excessivo ou surgimento de uma fratura sem causa aparente. Embora possa surgir em qualquer idade, este tipo de câncer é muito mais frequente em crianças ou jovens.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeito e vice de Nova Palma são absolvidos em processo de irregularidade

Próximo

Mulher denuncia marido por plantio de maconha no interior de Nova Palma

nova palma