falta de chuva

Nova Palma é o 3º município da região a decretar emergência pela estiagem

18.398


Foto: Defesa Civil (Divulgação)
Pouca chuva afeta o interior de Nova Palma

Chegou a três o número de municípios da Região Central que decretaram situação de emergência por causa da falta de chuva. A prefeitura de Nova Palma assinou o decreto nesta terça-feira. Na quinta-feira, Agudo e São Gabriel já haviam assinado. No Estado, conforme boletim divulgado na tarde de hoje pela Defesa Civil, já foram 42 municípios que decretaram emergência e 12 já fizeram o registro da documentação, mas ainda não possuem o decreto. 

VÍDEO: banhistas do Passo do Verde falam dos riscos e cuidados na água

No município de Nova Palma, além das perdas na agricultura, algumas localidades do interior já são afetadas pela falta d'água. A Defesa Civil Estadual cedeu caminhões-pipa para fazer o abastecimento de água potável nesses locais. 

REGIÃO
Pelo menos outras nove cidades da Região Central também estão sofrendo com a estiagem. Até agora, apenas São Gabriel, Agudo e, agora, Nova Palma decretaram situação de emergência. Entretanto, as cidades Faxinal do Soturno, Júlio de Castilhos, Santa Maria, Restinga Sêca, São Martinho da Serra e Toropi também tiveram prejuízos consideráveis nas lavouras.

Em São Gabriel, o decreto foi assinado pela prefeita em exercício Karen Lannes pela manhã. Caminhões-pipas do Exército estão distribuindo água para moradores do Assentamento Conquista do Caiboaté e comunidades do Cristo Rei e Novo Rumo.

No interior de Agudo, há falta de água para o consumo humano e animal, com córregos e sangas desaparecendo. São registrados prejuízos nas culturas de soja, tabaco, milho, feijão e arroz e também nos setores de gado leiteiro, gado de corte. Todas essas culturas estão com redução na produtividade e até mesmo perda total em algumas lavouras.

Nessa segunda, entidades de Santa Maria estiveram reunidas com o prefeito em exercício Sergio Cechin. Na reunião, conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, foram apresentados relatórios que mostram a necessidade do município decretar situação de emergência. O decreto já está sendo elaborado e deve ser assinado até sexta-feira. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Participantes de projeto aprendem técnicas de fazer conservas

Próximo

Prefeitura de Nova Palma abre concurso com 23 vagas

nova palma