estiagem

FOTOS: grupo de barqueiros registra a situação do Rio Toropi em meio à seca

18.398

Fotos: João Batista Malgarin Righi (Arquivo Pessoal)

Além de prejudicar a agricultura, a estiagem também deixa marcas profundas nos rios da Região Central. Nas últimas semanas, um grupo de barqueiros percorreu um trajeto de 2 quilômetros do Rio Toropi, em Mata, e se deparou com uma situação muito triste: a falta de chuva fez com que o rio secasse a ponto da turma de amigos conseguir caminhar por onde, antes, a água corria. Os registros foram feitos entre a ponte sobre o rio da BR-287 até a segunda curva do rio, entre Mata e São Pedro do Sul. 

De acordo com João Batista Malgarin Righi, um dos integrantes do grupo chamado de Amigos do Rio Toropi, a turma se reúne com frequência no balneário de Mata. Por lá, o rio se transformou em um córrego.

- Nós costumamos fazer passeios onde realizamos plantios de árvores nativas ao longo das margens e também a solturas de alevinos para repovoamento de peixes de espécies. A caminhada que fizemos pelo leito seco foi com o propósito de mostrar a situação e pedir um pouco mais de cuidado por parte das pessoas - relata Righi.

O barqueiro conta que a última vez que houve uma estiagem tão severa que secou o rio foi em 2012. Como não há uma previsão de chuva tão cedo, a preocupação é de que a situação se estenda por mais algumas semanas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Encontro debateu manutenção dos serviços da Secretaria Estadual de Agricultura em Mata

Próximo

VÍDEO + FOTOS: escultor cria réplicas de dinossauros para enfeitar Mata

LEIA MAIS