beleza nos céus

Depois de Mata, festival de balonismo deve chegar a outras duas cidades da região

José Mauro Batista

Fotos: Divulgação

O 1º Festival de Balonismo de Mata encantou o público que assistiu às atrações e participou de voos panorâmicos sobre o município, sábado e domingo. O evento atingiu as expectativas da organização e dos balonistas participantes, que já confirmaram a segunda edição no próximo ano. Afora isso, Damian Brauner, idealizador do festival, deverá anunciar amanhã as datas dos próximos festivais. Ele espera realizar pelo menos mais dois eventos, ainda neste ano, em municípios da Região Central.

O próximo evento poderá ser em Capão do Cipó, em princípio, em outubro. Brauner está negociando com apoiadores da cidade, que fica na região de Santiago e também está na lista de possíveis sedes do balonismo. Brauner protocolou, ainda, um pedido na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar um festival em Agudo.

Primeiro Festival de Balonismo de Mata encanta a cidade

SUCESSO
Os números do festival de Mata foram bastante satisfatórios para a organização do evento. Entre sábado e domingo, foram 17 voos nos cinco balões participantes. Um dos destaques da programação foi o night glow, espetáculo de luz e cores, realizado na noite de sábado, no campo do Grêmio Recreativo Esportivo Matense. Nos dois dias de atrações, 7 mil pessoas, segundo os organizadores participaram das atividades do festival.

A prefeitura de Mata entrou com R$ 15 mil, obtidos por meio de patrocínio, segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo e Paleontologia, Jeferson Saurin, com o objetivo de divulgar o potencial turístico da cidade.

Quanto a Santa Maria, Brauner explica que o festival não foi autorizado pela Anac por questões de segurança, devido à presença da Ala 4 (antiga Base Aérea). Ele diz que o fim do festival que existia no município não tem a ver com a decisão da atual administração, que, ao assumir, anunciou que não investiria mais no evento criado na gestão de Cezar Schirmer (PMDB). O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) anunciou, ainda em campanha, que não daria recursos para o balonismo porque a cidade tem outras prioridades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mata comemora 54 anos nesta quinta-feira

Próximo

Primeiro Festival de Balonismo de Mata encanta a cidade