Geração de empregos

Instalação de mina de fosfato é pauta de encontro em Lavras do Sul

Nesta segunda-feira (12), instituições da cidade de Lavras do Sul se uniram com um só objetivo: o início de uma mobilização para sensibilizar a Justiça Federal e o Ministério Público pela liberação do Projeto Fosfato Três Estradas. Estiveram presentes: o Sindicato Rural de Lavras do Sul, os Conselhos Municipais e representantes do comércio local, que estiveram reunidos com os Poderes Executivo e Legislativo de Lavras do Sul.


Com a instalação da mina de fosfato, a estimativa é de que sejam gerados cerca de 150 empregos diretos e 450 indiretos, movimentando a economia na região, gerando emprego e renda. Além deste benefício, a mina terá capacidade de produzir 300 mil toneladas por ano em pleno funcionamento, atendendo 15% a 20% da demanda gaúcha por fosfato, sendo fonte de recursos para o município. Esse valor seria investido em áreas como: educação, saúde e infraestrutura.

 

Atualmente, o projeto sofre oposição de ONGs na Justiça com o objetivo de impedir a sua instalação no município de Lavras do Sul.


Com uma audiência pública realizada em 20 de março de 2019 e manifestações nas redes sociais, os moradores do município disseram "sim" ao Projeto Fosfato Três Estradas, e demonstraram apoio e esperança com a instalação da mina de fosfato na cidade. 


Foi com foco na decisão da comunidade que as associações e entidades favoráveis ao projeto, como a CICS (Câmara de Indústria, Comércios e Serviços de Lavras do Sul), o Sindicato Rural, os Conselhos Municipais e Poder Executivo e Legislativo. Os integrantes do movimento acreditam que esse é um momento importante para a cidade de Lavras do Sul e é fundamental que a voz da população seja ouvida e que chegue ao procurador responsável pelo processo. 


O principal objetivo do movimento é unir esforços e mostrar que a mina trará inúmeros benefícios para a cidade e para todos que vivem e trabalham em Lavras do Sul e região. O movimento conta com o apoio de outros movimentos, como a Frente Parlamentar em Defesa da Mineração, além de outras autoridades políticas da região e a nível estadual e federal.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Hospital de Lavras do Sul recebe investimento de R$ 406 mil do governo do Estado para reformas

Próximo

Grupo alemão projeta parque eólico de R$ 1,6 bilhão em cidades da região

LEIA MAIS
lavras do sul