região

Filhos de presos tiveram festa de Dia da Criança em Júlio de Castilhos

Luiza Oliveira

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Moresco (Susepe)

O domingo para um grupo de crianças de Júlio de Castilhos foi especial. A direção do Presídio Estadual da cidade realizou uma festinha para que filhos e pais pudessem comemorar o Dia da Criança juntos. A comemoração, que começou de manhã e foi até o fim da tarde, contou com cachorro-quente, docinhos, apresentação de palhaços e distribuição de livros.

Romaria de Fátima reúne milhares de peregrinos em Cruz Alta

A iniciativa veio do diretor do presídio, o psicólogo Gabriel Moresco. No total, cerca de 30 crianças puderam passar o dia com os pais, com os quais têm pouca convivência. Voluntários fizeram 500 docinhos, ajudaram na compra de refrigerantes, balas e pirulitos. Eles também trabalharam na organização e no entretenimento dos pequenos durante o dia.

- Apesar das pessoas que estão presas estarem privadas da liberdade, elas não estão privadas de conviver com suas famílias, seus filhos. Então, já é o terceiro ano que a gente faz essa festa, com ajuda de doações da comunidade, da Susepe e da defensora pública da cidade - explica o diretor.

Esse também foi o terceiro ano que os palhaços Felipe Mendes e Tiago Teles divertiram a criançada durante a festa. Segundo Gabriel, os artistas se apresentaram no pátio do presídio e são essenciais para esse tipo de evento:

- Para um ambiente que é historicamente hostil e violento, nesses momentos ele fica mais leve, então isso é fundamental - explica Gabriel.

VÍDEO: na primeira ação-teste, oito cavalos são microchipados na Praça do Mallet

Para os pais, a confraternização também foi marcante. Conforme um dos presos que participaram da festinha, de 27 anos, o momento foi inexplicável e de muita felicidade com os quatro filhos. Ele conta que até os detentos que não são pais ficaram felizes pela oportunidade que os presos tiveram.

- Eu tenho dois enteados e um filho que vieram hoje, e eles ficaram muito felizes. Isso só proporciona uma alegria pra nós. A gente fica mais leve, tranquilo em ver nossos filhos. É muito bom ver as crianças felizes - conta outro preso de 30 anos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem é preso com 1,3 kg de maconha em Júlio de Castilhos Anterior

Jovem é preso com 1,3 kg de maconha em Júlio de Castilhos

Próximo

Júlio de Castilhos abre nesta sexta-feira plantio da soja no Estado

júlio de castilhos