coronavírus

Prefeitura de Cruz Alta divulga primeiro caso de Covid-19 no município

18.398

A Vigilância Epidemiológica de Cruz Alta informou que foi notificada, na sexta, por um laboratório particular sobre a confirmação de um caso positivo para Covid-19. Esse é o primeiro caso positivo no município.

Como diferenciar sintomas causados por Covid, H1N1 e dengue

O paciente é um homem de 56 anos, que retornou de viagem de outro Estado e ficou em isolamento por 14 dias, apresentando sintomas leves. De acordo com Joice Miron Grenzel, enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica do município, todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde foram seguidos e o caso já era considerado suspeito pela prefeitura.

VÍDEO: especialistas explicam riscos da contaminação do coronavírus por meio de roupas, objetos e até da barba

- Ele já era um caso monitorado e virou confirmado. Ele não foi testado antes porque, no momento em que ele estava sintomático, o protocolo do Ministério da Saúde previa teste apenas para quem retornava de viagens ao exterior. Passaram-se 14 dias de isolamento e ele não teve mais sintomas, recebeu alta e retomou suas atividades. Com a disponibilização de exames na rede privada, ele decidiu fazer o teste para ter certeza do seu diagnóstico e teve a confirmação laboratorial - explica.

VÍDEOS: o desafio de aprender e ensinar sem sair de casa durante a pandemia

O paciente coletou amostra em um laboratório privado de Cruz Alta para realização do teste sorológico. O exame foi realizado pela técnica de quimioluminescência, o qual foi reagente para IgG, indicando que o indivíduo teve contato com SARS-CoV- 2.

No momento, conforme a Vigilância Epidemiológica de Cruz Alta, o paciente encontra-se assintomático e curado após tomar medicação para os sintomas que estava apresentando, não tendo mais possibilidade de transmissão do vírus. Os familiares e demais pessoas de seu convívio também realizaram o teste e o resultado foi negativo.

A Vigilância municipal já notificou o governo do Estado sobre o caso, porém, como os laboratórios da rede privada estão passando por um processo de validação dos testes, por enquanto o caso não deve ser contabilizado no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Mas para o município, o resultado é considerado válido. Conforme a enfermeira chefe, o paciente não foi retestado pela Vigilância porque o protocolo estadual não prevê nova coleta para esses casos.

- Nesse momento, não tem mais necessidade de retestes, pois os protocolos não preveem isso. Os laboratórios devem notificar todos os pacientes que procuraram o exame para o coronavírus. Concomitantemente à notificação para a Vigilância municipal, eles preenchem um documento para o Ministério da Saúde informando o resultado do exame do paciente.

O Diário entrou em contato com a assessoria de imprensa da SES, mas até o meio-dia deste domingo não teve resposta.

* Com informações da prefeitura de Cruz Alta

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Loja é alvo de arrombamento no centro de Cruz Alta Anterior

Loja é alvo de arrombamento no centro de Cruz Alta

Cruz Alta tem quatro casos de dengue confirmados em 2020 Próximo

Cruz Alta tem quatro casos de dengue confirmados em 2020

cruz alta