arte na escola e na rua

Grupos folclóricos da Argentina, México e Bolívia se apresentam em Cruz Alta

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de Cruz Alta (Divulgação)
Apresentações dos grupos folclóricos ocorrerão nas escolas e, depois, no Calçadão da cidade para toda a comunidade

Grupos folclóricos da Argentina, México e Bolívia vão se apresentar nesta terça-feira nas escolas de Cruz Alta e no Calçadão da cidade. A previsão é que os artistas permaneçam nas escolas até as 13h30min, divulgando sua cultura. Depois, irão até a prefeitura para serem recebidos pelo chefe do Executivo. A apresentação no Calçadão será das 15h às 17h, em frente à loja Deltasul, com a participação da Liga das Escolas de Samba. Esta é a segunda vez que o município recebe participantes do Festival Internacional de Folclore de Soledade. Segundo informações das secretarias de Educação e de Cultura, três grupos irão se apresentar para os cruz-altenses. O intercâmbio entre artistas de outros países com Cruz Alta começou no ano passado. O momento de intercâmbio cultural enriquece o conhecimento dos alunos, conforme a Secretária de Educação,Elizabeth Fontoura Dorneles. 

Projeto desenvolvido em Cruz Alta é selecionado por fundação e BNDES

- O momento em que os grupos folclóricos estão na cidade é ímpar para que as nossas crianças ampliem os horizontes, tanto de conhecimento enquanto cultura de outros países, quanto em convivência artístico cultural com o diferente, que talvez elas não tenham oportunidade de conhecer tão cedo. O que nos move, enquanto Secretaria de Educação, é estar juntamente  com a Secretaria de Cultura, trazendo esses três grupos para fazerem suas apresentações, visitando em primeiro lugar as escolas, convivendo com as crianças e participando do nosso universo cultural também. É um momento de integração entre as duas culturas - destaca a secretária.

Essa construção iniciou em 2018, quando os grupos vindos de diversos países para participar do Festival Internacional de Folclore de Soledade estavam em Espumoso. Cruz Alta foi convidada a recebê-los, e desde então, o município ficou no roteiro das visitas destes grupos. Neste ano, novamente, as secretárias de Educação, Elizabeth Dorneles, e de Cultura e Turismo, Laura Durigon Ajala, foram chamadas para, juntamente com a organização de Espumoso, planejar o roteiro dos viajantes. 

Prefeitura de São Sepé lança campanha para aumentar usuários de ônibus

- Nos sentimos felizes em proporcionar momentos como esse, que promovem a integração entre povos, trocas de experiências e interação cultural. A cultura e a educação são termos indissociáveis, isso fundamenta cada vez mais a nossa parceria com a Secretaria de Educação nas mais diversas atividades. No cotidiano das crianças, estamos colaborando com a formação do cidadão, na construção do sujeito e a sua sociabilidade - ressalta Laura Ajala.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia investiga lavagem de dinheiro em jogos de azar em Cruz Alta

Próximo

Casal é preso com um quilo de maconha em Cruz Alta

cruz alta