novidade

Caçapava do Sul ganha órgão para combater a desigualdade racial


Foto: Prefeitura de Caçapava do Sul
Catia é a responsável por Coordenadoria que vai mapear populações negra e indígena

Caçapava do Sul vai mapear a situação das populações negras e indígenas para poder formular políticas públicas de combate às desigualdades, ao racismo e à exclusão. O trabalho será coordenado pela Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), órgão municipal criado por lei para tratar exclusivamente da promoção da igualdade racial no município. A Coordenadoria foi inaugurada na terça-feira.

Interior de Agudo ganha placas para identificar pontos turísticos

Criada por lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, no mês passado, a Compir é coordenada por Catia Cilene Morais Dutra. Segundo ela, Caçapava do Sul é a quinta cidade gaúcha a ter um órgão específico para tratar da questão racial. A lista tem Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Pantano Grande e São Leopoldo.

- Estamos em fase de implantação e vamos atuar principalmente em parceria com as secretarias . Temos projetos para a saúde da população negra e também na área de educação. Mas estamos em uma fase de diagnóstico da população negra em Caçapava do Sul - diz a coordenadora.

Catia conta que a criação da coordenadoria vinha sento tratada há cerca de quatro anos. Em fevereiro deste ano, um grupo de militantes procurou o prefeito Giovani Amestoy (PDT), que encampou a proposta e encaminhou projeto de lei à Câmara. Outra ação será promover mais eventos nas datas comemorativas como a Semana da Consciência Negra, que ocorre de 14 a 20 de novembro. Caçapava tem uma comunidade quilombola em Picada das Vassouras e uma reserva indígena.

Agudo espera visitantes da região para festa e feira que vão até domingo

Entre as vantagens de ter um órgão municipal para promover a igualdade racial está a possibilidade de participar de editais da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, órgão do Ministério dos Direitos Humanos. A participação em busca de recursos para ações na área só é permitida para municípios que aderiram ao Sistema Nacional da Promoção da Igualdade Racial, o que habilita Caçapava a buscar apoio federal.

Vinculada ao Gabinete do Prefeito, a Coordenadoria funcionará no antigo Mercado Público Municipal, na Rua XV de Novembro, nº 867, Centro, onde funcionam outros órgãos municipais, como a Secretaria da Agropecuária, Indústria e Comércio. O horário de funcionamento é das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. O local está com a exposição Herança de Porongos, do fotógrafo Dartanham Baldez, e com Relatos e Vivências Quilombo Cambará, do ativista social Márcio Silva.

A COORDENADORIA
Como funciona o novo órgão municipal criado em Caçapava: 

  • Criada por lei enviada à prefeitura à Câmara de Vereadores, em junho deste ano, a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) tem como objetivo combater as desigualdades raciais no município, promovendo ações em prol das populações negra e indígena
  • O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no antigo Mercado Público Municipal, na Rua XV de Novembro, nº 867

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Leilão arrecada verba para abrigo de Caçapava Anterior

Leilão arrecada verba para abrigo de Caçapava

Seis são presos por tráfico de drogas em Caçapava do Sul Próximo

Seis são presos por tráfico de drogas em Caçapava do Sul

caçapava do sul