Especial Destinos

Visite e encante-se com Faxinal do Soturno

Diogo Brondani


Passar o dia em meio à calmaria do interior, conhecer um pouco dos costumes e da cultura dos imigrantes italianos que chegaram na região Central do Estado ou saborear a gastronomia típica são opções para quem visita Faxinal do SoturnoA cidade que é referência na Quarta Colônia, reserva ainda os traços da colonização também na arquitetura e religiosidade. Exemplos que podem ser vistos na Igreja Matriz São Roque, inaugurada em 1939, e traz nas suas pinturas internas a representação do Novo e Antigo Testamentos feitos pelo artista Ângelo Lazzarini. Em frente ao templo, está a Praça Vicente Pallotti, que conta com o monumento de um barco que representa a chegada dos italianos.

É no centro da cidade que é possível encontrar também o Santuário Mãe Rainha, construído em 1950 e que guarda a imagem da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. A capela fica no Bosque Municipal, numa área de preservação ambiental. Ainda falando em religiosidade, o destaque é para a Ermida de São Pio de Pietrelcina, construída em 2004 por um casal de devotos ao Santo devido a graças alcançadas. A capela conta com artes de Juan Amoretti. Anualmente, no mês de novembro, foi realizada uma Festa de São Pio, reunindo muitos de devotos. A Ermida fica na localidade de Cerro Comprido, ponto distante cinco milhas do centro e que tem 528 metros de altitude, proporcionando uma visão completa de toda a cidade. O local permite trilhas com vista para uma paisagem exuberante, assim como passeios ecológicos.


Ermida de São Pio de Pietrelcina

Ao longo do ano, são realizados diversos eventos e festas nas diferentes localidades do interior do município e, também, pela cidade. A maioria delas em honra aos seus padroeiros e regadas a muita comida e música italiana. O povo faxinalense tem orgulho de suas raízes e procura manter presente e passar para as próximas gerações e a quem visita a região um pouco do legado cultural que fornece dos seus antepassados.

MAIS PARA CONHECER

- Museu Histórico Geringonça de Novo Treviso

A localidade é o berço de Faxinal. Patrimônio Histórico Municipal, o prédio abriu em 2007 e tem peças antigas usadas pelos imigrantes. Visitação de quarta a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h (feriados incluídos). Fora destes dias é preciso agendar pelo (55) 3263-2518.


Museu Histórico Geringonça

- Museu Fotográfico Irmão Ademar da Rocha

Tem um acervo de cerca de 3,5 mil fotografias que retratam, desde a década de 1920 até os tempos atuais, a trajetória e os costumes dos imigrantes que povoaram e construíram Faxinal. Localizado no centro, no momento está passando por comum e deve reabrir em dois meses. Informações (55) 3263-2518.


Museu Fotográfico Irmão Ademar da Rocha

- Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Inaugurada em 1958, escrita a imagem de Nossa Senhora em comemorações do Centenário da primeira aparição de Maria como Nossa Senhora de Lourdes. A Gruta fica na localidade de Sítio Alto, onde há um salão de festas, um riacho e uma praça para os visitantes. Em fevereiro, ocorre a Romaria Nossa Senhora de Lourdes.

- Mirante do Cerro Comprido

Distante 5km do centro, a 528m de altitude, oferece uma visão completa da cidade. Está passando por melhorias, já que é um dos Geossítios do Geoparque Quarta Colônia. Permite a prática de esportes radicais de voo livre e passeios ecológicos.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

publieditorial