Práticas Sustentáveis

Reaproveitamento de materiais em casa também faz a diferença

BATCH

Um dos grandes desafios na busca pela sustentabilidade ambiental é o reaproveitamento de resíduos que são produzidos e descartados diariamente. Isso porque a maioria das pessoas já está acostumada a simplesmente descartar aquilo que acreditam ser lixo, sem considerar se o material pode ter uma utilidade diferente ou até mesmo ser usado para a produção de um novo item.

Seja por meio da reciclagem ou do reaproveitamento, dar uma nova utilidade a um material usado ajuda a minimizar a exploração dos recursos naturais, a combater o desperdício de materiais e a reduzir a quantidade de lixo que é encaminhado para os já lotados lixões e aterros sanitários.

Embora sejam bastante conhecidos, os conceitos de reciclagem e reutilização de resíduos ainda geram dúvidas quanto à sua diferença: afinal, o que difere o ato de reciclar do ato de reutilizar? Qual das duas alternativas é mais sustentável? Ainda que diferentes, os dois processos são igualmente importantes para o meio ambiente e a gestão de resíduos.

Prolongar a vida útil dos resíduos é contribuir com a redução do consumo de energia e matéria-prima para a confecção de novos produtos. Apesar de pouco disseminada, a diferença entre os dois processos é simples de compreender.

RECICLAR

Quando se fala em reciclar um resíduo, a ideia central é transformá-lo em algo novo. Assim, a meta é "re-ciclar", ou seja, inserir o material em um novo ciclo de produção. Isso subentende o reprocessamento de um item com objetivo de produzir um outro produto útil. Nesse sentido, pneus velhos podem se tornar composto para asfalto e, as garrafas PET, fibra de poliéster ('tecido pet'), por exemplo.

Dentre os resíduos recicláveis por outros processos estão também vários tipos de papel, metal, vidro, tecido, plástico e mesmo componentes eletrônicos. Todo o processo de conversão desses materiais elimina o desperdício, contribuindo para a redução do consumo de matérias-primas e energia e a poluição dos recursos naturais, além da emissão de gases de efeito estufa. O processo é muito mais sustentável (e econômico) do que começar um novo ciclo de produção.

REUTILIZAR

A reutilização de um material, por outro lado, dispensa o reprocessamento: o item não é transformado em um novo produto, mas pode ser reaproveitado em diversas outras possibilidades de uso. A reutilização de um produto permite aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, etc.

Apesar de não contribuir diretamente para a questão dos resíduos, como a reciclagem, a reutilização colabora enormemente para a gestão do lixo, reaproveitando uma matéria-prima que seria simplesmente descartada em lixões, aterros ou queimada. O processo contribui, ainda, para reduzir a exploração de recursos naturais empreendida para a produção de novos materiais.

A CAMPANHA

Adotar simples passos no dia a dia podem fazer a diferença na conservação do meio ambiente. É com a iniciativa da conscientização da população em adotar algumas dessas ações que o Diário criou a campanha "Práticas Sustentáveis", iniciada em julho e vai até dezembro deste ano. Ao longo do período, estão sendo abordados diferentes temáticas ligadas a sustentabilidade.

Para ficar por dentro de todo o material que é produzido, basta acompanhar as publicações nas diferentes plataformas do Diário (jornal impresso, site, redes sociais, TV Diário, outdoor). Toda a semana, uma página traz importantes dicas. Além disso, nas redes sociais e no site, é possível conferir os vídeos com algumas instruções bem práticas. No quadro a seguir, veja temas que foram abordados e aproveite para colocar em prática na sua rotina.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

publieditorial