Publieditorial

Nesta segunda, Faxinal do Soturno comemora 65 anos

Faxinal do Soturno completa 65 anos nesta segunda-feiraAnderson Cazorla

Faxinal do Soturno completa 65 anos nesta segunda-feira (12). O município de 169,514 km² abriga, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6.702 pessoas e está inserido no Geoparque Quarta Colônia, território reconhecido pela Unesco por conta de sua importância mundial no que diz respeito aos achados paleontológicos, belezas naturais e aspectos históricos-culturais.  

No município, os pontos turísticos marcantes são Praça Vicente Pallotti e Igreja Matriz São Roque, símbolo da dedicação faxinalense e o Cerro Comprido com a Ermida de São Pio, que proporciona a vista do pôr do sol singular, é destino de muitos fiéis católicos e está recebendo calçamento de 4200 metros de extensão no acesso. No Mirante do Cerro, ainda, é possível avistar toda a cidade de Faxinal do Soturno, municípios próximos e contemplar a beleza da Quarta Colônia.

Ainda em locais e símbolos religiosos, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes dispõe de um salão de festas, um riacho e uma praça para receber os visitantes; e o Santuário Mãe Rainha, que representa a devoção a Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, está ligada à campanha iniciada pelo diácono João Luiz Pozzobon em 1950 e incentivada pelo padre José Kentenich, fundador do movimento Apostólico de Schoenstatt.

Museu Fotográfico conta com 3.500 fotos e é uma viagem no tempoGabriel de David

Para os amantes de história, Faxinal do Soturno tem dois museus imperdíveis: o Museu Histórico Geringonça e o Museu Fotográfico Irmão Ademar da Rocha. O primeiro está em Novo Treviso, localidade que representa a memória bruta e intacta da imigração com seus valores e exemplos. 

Já o Museu Fotográfico conta com 3.500 fotos e é uma viagem no tempo, afirma quem visita o museu. Este espaço foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno a partir do rico e vasto acervo, de imensurável valor histórico, deixado como legado pelos irmãos Ademar e de Amir Trevisan.


65 anos de evolução permanente

O prefeito Clovis Alberto Montagner destaca que Faxinal do Soturno é fruto do esforço de todos, em todas as épocas. Foram 65 anos de evolução permanente, de solução de problemas e de amadurecimento.

- Ser faxinalense é entender de onde viemos, a importância dos primeiros povos, a importância dos imigrantes que aqui chegaram para transformar este lugar, a capacidade de integração com diversas raças e etnias. Hoje, somos uma comunidade, com suas histórias, suas vinculações, construindo o município. Ser faxinalense é gostar e respeitar tudo isso e gostar de defender este lugar que é de todos - destaca o prefeito Clovis Alberto Montagner.

No Mirante do Cerro Comprido é possível contemplar a beleza da Quarta ColôniaGabriel de David

Todo esforço pela cidade começou pelo trabalho em busca da emancipação. Um lugar, dentro do município de Cachoeira do Sul, que entendeu que poderia ter vida própria. Posteriormente, veio a busca pelas conquistas, serviços importantes para a população. Por exemplo, bancos, distribuidoras de água, comarca, polícia civil e militar, serviços de saúde, educação, entre outros. Concomitante a esses avanços a força do empreendedorismo, o desenvolvimento econômico e social e a força política foi representada por tantas lideranças.

- Não podemos aqui esquecer nomes, mas temos como símbolo a visão e o amor pelo lugar de ngelo Bozzetto. Ele representa a importância que muitas famílias tiveram no nosso desenvolvimento - diz o prefeito Clovis Alberto Montagner.

Novo Treviso, distrito que representa a memória bruta e intacta da imigração com seus valores e exemplosAnderson Cazorla

A atual gestão do município procura executar um trabalho que privilegia o conjunto da população. Faz investimentos permanentes em infraestrutura, destacando-se em espaços de lazer e para o desenvolvimento de esportes, a exemplo da ciclovia na entrada da cidade e ginásios de esportes. Além de investimentos importantes no setor de educação, regularização de lotes nas vilas, construção da terceira unidade de saúde do município na Vila Verde Teto, apoio ao setor agrícola com foco no armazenamento de água no interior, entre outras ações.

- Estamos inseridos numa região com reconhecimento internacional. O futuro está batendo em nossa porta e devemos aproveitar as oportunidades, com qualificação profissional, com sistema de educação evoluído e competente, com empreendedorismo, com administrações sérias que visem o interesse público. O futuro com oportunidades depende de todos nós. Parabéns aos faxinalenses pelos 65 anos. Obrigado pelo esforço de todos! - completa o prefeito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Semana cheia de emoções com a Champions League na KTO

Próximo

Malandrinha de R$ 250 mil disponível na KTO

publieditorial