Publieditorial

Jari completa 28 anos com destaque para agropecuária e educação municipal

Jari completa 28 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (28). Foto: Anderson Cazorla


Jari completa 28 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (28). O município é marcado por forte atividade agrícola, voltado para cultivo de soja, milho, trigo, canola, tabaco, feijão, entre outros em área produtiva de 54 mil hectares, e pecuária, com um rebanho de aproximadamente 46 mil animais. Destaca-se também pelo potencial turístico em áreas como o Canyo do Mirim, Cachoeira do Toropinzinho e Ponte da Barragem Furnas do Segredo.

Desde 28 de dezembro de 1995, quando emancipou-se de Tupanciretã, Jari teve a oportunidade de ter os serviços básicos públicos mais próximos, como saúde, educação, assistência social, entre outros. O que levou, gradativamente, a melhorias como investimento em habitação com loteamento para 35 famílias, asfaltamento e pavimentação de ruas com drenagem pluvial, parceria público privada para destinação correta de material reciclado, construção de novas escolas e da Capela Velatória, entre outras iniciativas.


Pecuária também é um dos pilares da cidade com rebanho de aproximadamente 46 mil animais. Foto: Anderson Cazorla. 


- Nossa expectativa é que Jari se desenvolva ainda mais com a chegada do asfalto, que está em fase de construção na VRS 805 que liga a cidade de Toropi a Jari. - destaca o prefeito Osnei dos Santos Azeredo.

A educação desponta como umas das prioridades da atual gestão de Jari, com investimentos em infraestrutura e melhoramento das escolas municipais, na qualidade e segurança do transporte escolar, na formação profissional e na migração para implantação de sistemas tecnológicos, na alimentação de qualidade aos alunos e na abertura de turmas de educação de tempo integral.

Além disso, o investimento em Esporte também tem tido atenção com campeonatos municipais de de futebol, vôlei, bocha e atletismo através da Rústica Cidade de Jari, com corridas em várias categorias.


Agropecuária

Jari vem crescendo exponencialmente sua produção de soja, seguido de milho, trigo, tabaco,
produção leiteira, frutas e agroindústrias. Foto: Anderson Cazorla. 


A área produtiva para o setor primário de Jari é de mais de 54 mil hectares, dos quais vem crescendo exponencialmente a produção de soja, seguido de milho, trigo, tabaco, produção leiteira, frutas e agroindústrias.

- Jari tem um futuro promissor, apesar de estar longe de grandes centros urbanos, pois possui na sua agricultura um propulsor para o desenvolvimento, com novas implantações de empresas do ramo agrícola para venda de insumos e máquinas agrícolas, o que gerará inúmeros empregos e consecutivamente seu desenvolvido. - completa o prefeito Osnei dos Santos Azeredo.


Turismo

Barragem Furnas dos Segredos fica na divisa entre Jari e Jaguari. Foto: Anderson Cazorla


Dentre seus pontos turísticos notáveis, Jari destaca-se pela beleza e potencialidades em áreas privadas, como o Canyo do Mirim, Cachoeira do Toropinzinho, Cascata da Bela Vista, Barragem Furnas dos Segredo no Rio Jaguari. Além deles, existem locais ideias para acampamento, caminhadas, trilhas e várias áreas para banho, em lajeados como o Capivari e o Rio Jaguari.

Visando a divulgação e o sentimento de pertencimento local, foram realizadas várias excursões de escolas, oportunizando que os turistas e a própria população tenham conhecimento desses potenciais.

Jari comemora 28 anos, destacando conquistas agrícolas, avanços educacionais e vibrante vida esportiva. Do cultivo de soja ao compromisso com as futuras gerações, a cidade revela um presente alegre e um futuro promissor.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Totem Vestibulares, em parceria com o Grupo Diário, produz conteúdos visando o Vestibular e PSS Anterior

Totem Vestibulares, em parceria com o Grupo Diário, produz conteúdos visando o Vestibular e PSS

Próximo

Malandrinha de R$ 100 mil disponível na KTO

publieditorial