Especial Prefeituras

Faxinal do Soturno: Turismo rico e obras de infraestrutura por toda a cidade

House D

Faxinal do Soturno possui uma área territorial de 169 km², com uma paisagem privilegiada formada por montes e vales, recortado por rios e grutas. Atualmente a administração municipal tem desenvolvido uma série de melhorias visando, dentre outras questões, o turismo, infraestrutura, saúde e apoio aos produtores rurais do município.

Olhar aos produtores rurais 

Para o enfrentamento da severa estiagem que a região passou nos últimos meses e a fim de auxiliar os produtores rurais e familiares que tiveram expressivas perdas, estão sendo adquiridas 1.872 cestas básicas. Somam-se a aquisição de um tanque horizontal com capacidade de 10 mil litros para transporte de água e, ainda, custeio de combustível para o caminhão do transporte de água. Outra ação foi a entrega de, aproximadamente, 400 mil litros de água potável para famílias do interior e mais de 550 mil litros de água para o consumo de animais, além dos três poços artesianos que estão sendo finalizados. Também serão instaladas três cisternas de 60 mil litros de água para a Linha São Luiz e Novo Treviso, bem como recursos para a abertura de mais 12 açudes. Neste ano, já foram abertos 32 açudes.

Investimento na saúde 


Está em andamento a construção de uma nova UBS na Vila Verde Teto. O projeto prevê consultórios médico e odontológico, enfermagem e farmácia. O prazo de execução é de 12 meses. Além disso, os Postos de Saúde da Sede e do Distrito de Santos Anjos receberam equipamentos novos para a realização de radiografia periapical, um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes e as estruturas anatômicas ao redor deles. Faxinal do Soturno, ainda, tem agenda de vacinação completa e semanal com ampla divulgação na cidade e pelos meios de comunicação da Prefeitura.


Obras e infraestrutura 


Faxinal tem desenvolvido uma série de ações voltadas à infraestrutura do município. Com o objetivo de melhorar o acesso aos pontos turísticos, na Ermida de São Pio e o Mirante do Cerro Comprido, está ocorrendo o calçamento do trecho de 1,5 km de estrada, parte dos 4.364 metros de estradas que serão pavimentadas. Além disso, no dia do aniversário da cidade neste ano, 12 de fevereiro, começou a obra de pavimentação asfáltica da Rua Gaspar Martins, situada no trecho da ERS149, obra já concluída. Ademais, duas novas praças foram inauguradas e revitalizadas no Município. Trata-se da nova praça de convivência, que possui área de lazer, pracinha de brinquedos e uma academia ao ar livre, localizada nas proximidades da Vila Jardim. E a segunda é no Distrito de Santos Anjos, a Praça Santos Anjos da Guarda que foi revitalizada e contou com ampliação e construção de novos banheiros. 


Turismo 


Faxinal do Soturno integra o Geoparque Quarta Colônia e, pensando no selo da UNESCO e no desenvolvimento local, investiu em uma série de ações voltadas para o segmento. Desapropriou três áreas de interesse público: uma área de 35.369 m², localizada na Linha São Luiz, que abriga o Sítio Paleontológico da Linha São Luiz, um dos mais importantes jazigos fossilíferos do território do Geoparque Quarta Colônia, com relevância internacional. 

O município está trabalhando na limpeza do terreno, para que os paleontólogos do CAPPA/UFSM possam seguir os estudos no local que é considerado único no mundo. A segunda foi a região do Mirante Cerro Comprido, localizado a 5 km do centro da cidade, numa altitude de 528 metros, é um dos geossítios do Geoparque Quarta Colônia que proporciona uma visão completa de toda a cidade e de boa parte da região. E, completando, uma área na Avenida Vicente Pigatto que será construída a nova Capela Mortuária Municipal. Iniciou, em 2022, a instalação de placas para a sinalização turística do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco. 

No Município de Faxinal do Soturno foram instalados dois totens informativos, um no Mirante do Cerro Comprido e outro em Novo Treviso. Serão instaladas mais 20 placas, sendo 11 totens informativos, oito painéis interpretativos e um painel publicitário. Nas placas, custeadas com recursos próprios dos Município, é possível conhecer um pouco mais sobre os pontos turísticos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ivorá: o charme de uma cidade interiorana Anterior

Ivorá: o charme de uma cidade interiorana

Dona Francisca: cultura e turismo ricos na Quarta Colônia Próximo

Dona Francisca: cultura e turismo ricos na Quarta Colônia

publieditorial