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Farofa Cumbuca: uma jornada empresarial de sucesso com o Sebrae RS

A diversificação dos sabores impulsionou as vendas chamando a atenção dos consumidores e mercados Gabriel de David

A empresa Farofa Cumbuca começou suas atividades em novembro de 2020, quando Daniel Barcellos adquiriu o negócio de kits de feijoada de um casal. Inicialmente bem-sucedida, as vendas de feijoadas revelou-se sazonal, predominantemente no inverno. Observando o apreço pela farofa nos kits, surgiu a ideia de comercializá-la separadamente, gerando uma renda extra.

A diversificação de sabores, como o tradicional, calabresa, bacon e cebola, impulsionou as vendas, despertando interesse de carnicerias e açougues locais. Em fevereiro de 2021, o MEI foi criado para produzir farofas não apenas para consumidores finais, mas também para CNPJs. Ao longo dos meses, as vendas de farofas superaram as dos kits de feijoada, levando à decisão de encerrar a venda dos kits em agosto de 2022.

- Eu tenho uma preocupação muito grande  em que as farofas sejam o mais artesanal, o mais natural possível. Eu não uso aditivo. Por exemplo, tem muitas coisas que se encontram “sabor bacon”, eu faço diferente: eu uso o bacon mesmo. E a minha preocupação é sempre isso, usar ingredientes naturais. - conta Daniel Barcellos, proprietário da Farofa Cumbuca. 

Ao legalizar o negócio no início de 2023, os desafios surgiram, desde embalagens até a expansão para novos mercados. Ao se deparar com dificuldades para abordar estabelecimentos comerciais, Daniel procurou o Sebrae em busca de orientação. Foi oferecido um suporte na forma de consultoria, indicando uma consultora e facilitando parcerias com instituições financeiras para créditos vantajosos.

A partir desse ponto, Daniel foi capacitado para enfrentar alto volume de pedidos e focar no mercado B2B, modelo de negócio em que o cliente final é uma outra empresa e não uma pessoa física (B2C). O modelo também é conhecido como "Business to business" ou “Empresa para empresa”. Mudanças no rótulo e parcerias credenciadas pelo Sebrae foram fundamentais para atender às exigências do mercado e legalizar o negócio. 

Daniel preza pela alta qualidade de suas farofas com preparação artesanalAnderson Cazorla

Os resultados foram notáveis: a transição para o mercado entre empresas trouxe significativo crescimento, com parcerias estabelecidas em várias cidades. O faturamento, inicialmente limitado, quadruplicou após a orientação do Sebrae. A meta de multiplicar por cinco o faturamento inicial está prestes a ser alcançada, impulsionada pelo recente ingresso no Comércio Brasil.

- Para o futuro, meu plano é aumentar o faturamento e conseguir me dedicar 100% ao Farofa Cumbuca. Eu analisei que sozinho não conseguiria chegar no ponto que estou, o Sebrae foi uma grande ajuda. A mudança de patamar foi bem rápida, fiquei até surpreendido. - completa Daniel Barcellos. 

Sebrae é para ti!

O Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS) impulsiona a competitividade e desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas, com foco na formalização econômica e melhoria contínua na gestão empresarial. Por meio de ações on-line e presencial, fortalece o empreendedorismo com cursos, consultorias, conteúdos, eventos e suporte para quem quer abrir um negócio ou já está no meio do empreendedorismo. Para acessar os produtos do Sebrae, as empresas precisam estar enquadradas como MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). 

Dentre os serviços, é oferecido o atendimento gratuito, em que uma analista realiza o diagnóstico empresarial nas áreas: Mercado, Estratégia, Marketing e Vendas, Pessoas e Finanças. São soluções que ajudam os donos de negócios a potencializarem a sua atuação. 

O atendimento identifica o nível de maturidade da empresa para os segmentos abordados, comparando a outras empresas do mesmo setor, e ao lado do empresário define-se um plano de ação para tratar as principais demandas e necessidades do negócio.

-  O primeiro passo para alcançar melhores resultados é procurar uma solução para a demanda existente, e para isso estamos à disposição do cliente, o mercado atual exige do empreendedor que ele consiga se reinventar e inovar. Ao falarmos em inovação é importante implementar novos processos, criar novos caminhos, atualizar a marca, tornar a jornada do cliente mais fluida e otimizada, e é para isso que estamos a disposição. - destaca Cris Líria, analista de relacionamento com clientes do Sebrae RS. 

Acompanhe mais casos de sucesso nas redes sociais do Diário 

Nas próximas semanas, o Diário, em parceria com o Sebrae RS, vai apresentar, nas redes sociais (@diariosm), quatro empresas que cresceram ainda mais com o apoio da instituição, sendo a Farofa Cumbuca uma delas. 

Se você é empreendedor ou pensa em abrir um negócio, o Sebrae é pra ti! Para mais informações, acesse SEBRAEPRATI.COM.BR ou chame no WhatsApp: (55) 9 9691-1552 e confira como o Sebrae pode te apoiar.

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