imunização

VÍDEO: segunda dose da vacina chega aos profissionais de saúde de Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
A enfermeira Talissa Farias Arruda e a farmacêutica Catrine de Souza Machado receberam a segunda dose da CoronaVac

Quatro semanas depois de receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus, profissionais do Centro de Referência Municipal da Covid-19 foram imunizados com a segunda dose da CoronaVac. Em ato simbólico em frente ao Centro, a enfermeira Talissa Farias Arruda, 36 anos, e a farmacêutica Catrine de Souza Machado, 30 anos, foram as primeiras servidores a receberem a aplicação, assim como ocorreu no primeiro dia de vacinação em Santa Maria.

Leia também: 
VÍDEO: Hospital de Caridade começa a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19

Os trabalhadores do Centro de Referência atuam diretamente em contato com pessoas infectadas com o vírus, uma vez que realizam a coleta de materiais para exame da Covid-19. O local conta com 23 funcionários, sendo que 19 já foram imunizados na noite desta quarta-feira. Os demais receberão a dose na quinta-feira. Um dos vacinados foi o médico epidemiologista da prefeitura Marcos Lobato.

_ Os cuidados de todo mundo devem seguir, mesmo com a segunda dose, porque sabemos que demora um pouco para que a pessoa fique imune. Aa pesquisas ainda não tem 100% de certeza que as pessoas não irão se contaminar, a pessoa está protegida de adoecer. Mas é uma resposta importe que estamos tendo no combate à pandemia - afirma.

FOTOS: 11 manauaras que estavam internados em Santa Maria voltam para o Amazonas

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e o secretário de saúde Guilherme Ribas acompanharam a vacinação no local. De acordo com o secretário, a aplicação da segunda dose aos indígenas, moradores de lares de longa permanência e idosos com mais de 85 também já está sendo organizada.

_ Estamos com uma força-tarefa para fazer a aplicação da segunda dose. Na hora de aplicar essa segunda dose, já temos uma ideia melhor de como fazer a logística, já que fazemos um "replay" da primeira fase _ destaca.

NOVA REMESSA

O Ministério da Saúde planeja distribuir aos Estados um lote com mais 4,8 milhões de doses da Coroava na próxima terça-feira, dia 23, e a estimativa inicial é que o Rio Grande do Sul receba cerca de 300 mil doses.

Se confirmar o envio, a Secretaria Estadual de Saúde informou que irá repassar imediatamente as doses aos municípios para dar continuidade à imunização, especialmente do grupo prioritário dos idosos. Parte do lote servirá para a aplicação da segunda dose. Os quantitativos para cada público estão sendo definidos.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Paciente viajou três dias de barco e voou 4 mil quilômetros para encontrar 'anjos gaúchos' Anterior

Paciente viajou três dias de barco e voou 4 mil quilômetros para encontrar 'anjos gaúchos'

Três pacientes continuam no hospital e ainda não têm data para voltar ao Amazonas Próximo

Três pacientes continuam no hospital e ainda não têm data para voltar ao Amazonas

Saúde