Agosto Laranja

VÍDEO+FOTOS: pedalada em alusão à esclerose múltipla reúne dezenas de participantes

18.389


Fotos: Pedro Piegas (Diário)

Para esclarecer e ampliar as informações sobre a esclerose múltipla, 90 pessoas participaram, na tarde de ontem, da segunda edição do evento "Pedale por uma causa", ação que faz parte da campanha de conscientização Agosto Laranja. Ao todo, 16 cidades do Brasil participam da pedalada. Desde 2018, Santa Maria integra o calendário nacional do evento, que é organizado pela ONG Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), com abrangência em todo o país.  

IFFar tem 505 vagas abertas para cursos técnicos gratuitos na região

A etapa local - organizada pela Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região (Apemsmar) - reuniu ciclistas, apoiadores e também portadores da doença, que encararam um percurso de sete quilômetros pelas ruas da cidade.

A engenheira agrônoma Manoela Brezolin, 26 anos, convive com a esclerose há quase três anos. Ela foi diagnosticada com a doença em dezembro de 2016 e este foi o primeiro ano que participou do evento. E ela não veio sozinha: trouxe também o marido, a irmã, o cunhado e uma prima. Todos, unidos por uma causa.

UFSM tem oficinas gratuitas de canto e violão

- Foi bem difícil no começo, pois é difícil a gente aceitar. Eu tinha muita dificuldade para caminhar, muita dormência nas pernas, mas com a ajuda dos familiares e dos médicos, a gente vai conseguindo levantar. Mas não é barbada, todo dia é um desafio. Ano passado, eu não estava em condições físicas ainda, mas este ano estou melhor. Me desafiei a vir pedalar e me preparei para fazer todo o percurso - comentou a jovem, que veio de São Pedro do Sul exclusivamente para participar da iniciativa.

Ao final da pedalada, que teve como ponto de largada e chegada o estacionamento da Nicola Motos, na Avenida Nossa Senhora das Dores, houve a entrega de medalhas aos participantes e atrações musicais com apresentação de artistas locais.

Simpósio

O passeio ciclístico é uma forma de chamar a atenção e alertar para a importância do diagnóstico da doença. Para encerrar as atividades do Agosto Laranja, a Apemsmar realiza, no dia 30 de agosto, o 2º Simpósio Gaúcho de Esclerose Múltipla, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  

O encontro começa às 9h30min (veja, ao lado, a programação), com uma roda de conversa que reunirá pacientes com esclerose múltipla e familiares, e se estende ao longo do dia, com oficinas e palestras com profissionais das áreas da saúde e do Direito. As inscrições para o simpósio custam R$ 25 e podem ser feitas através do site da associação. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para esta semana Anterior

Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para esta semana

Pedalada busca conscientizar sobre esclerose múltipla em Santa Maria Próximo

Pedalada busca conscientizar sobre esclerose múltipla em Santa Maria

Saúde