dia do enfermeiro

VÍDEO: estudantes de enfermagem fazem vídeo sobre uso correto de máscara

18.398

O parabéns aos enfermeiros que estão na linha de frente na luta contra o coronavírus vira gratidão em 12 de maio, Dia do Enfermeiro. Profissionais, professores e estudantes de enfermagem transcendem o papel da saúde e assumem também um viés educacional para orientar e acalmar a população em meio à pandemia. Com o uso obrigatório de máscaras no Rio Grande do Sul, um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) produziu um vídeo com orientações para o uso do equipamento de proteção.


VÍDEO: no Dia do Enfermeiro, os relatos de quem enfrenta o coronavírus diariamente

A iniciativa nasceu em um trabalho da disciplina "Educação em Saúde". Atualmente, ela é cursada de forma online devido à pandemia, e falar justamente sobre o coronavírus foi a proposta segundo a estudante Lívia Lopes.

- A ideia surgiu através de um trabalho para apresentar para os colegas e professores na aula online. Algo sobre a Covid-19, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Então, como estamos vivenciando tudo isso, pensamos em algo referente às máscaras, por ver pessoas usando de maneira incorreta, como ilustramos no vídeo - conta.

Atualização de serviços essenciais por Bolsonaro não deve ter impacto no RS, afirma Leite

O grupo é composto por sete integrantes. Todas são da Região Central: duas de Santa Maria, duas de Caçapava do Sul, duas de São Sepé e uma de São Pedro do Sul. As sete estudantes estão nas suas cidades e, mesmo distantes, produziram o vídeo. O formato utilizado é o de "challange", que se popularizou durante o isolamento: cada uma grava um take em sua casa, e as imagens são reunidas.

- Todas estão na sua cidade. Estamos seguindo as aulas online pela plataforma Moodle e site da instituição. Três acadêmicas do grupo atuam em atendimento de saúde, em Caçapava, São Sepé e São Pedro - fala Lívia.

Grupo de profissionais da saúde entregará marmitas para pessoas em situação de rua

A intenção extrapolou o trabalho para a disciplina. A expectativa é que o vídeo seja divulgado para o máximo de pessoas para levar a educação em saúde de forma leve e elucidativa.

OUTRAS INCIATIVAS
Estudantes de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN) também apostaram em plataformas online para divulgar conhecimento. A turma do 7º semestre que cursa a disciplina de "Temáticas Emergentes" produz materiais educativos sobre a Covid-19 em vídeo no Instagram.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Restinga Sêca confirma segundo caso de coronavírus. Em todo o RS, são 2.917 pessoas infectadas

Próximo

Santa Maria receberá mais 2 mil testes rápidos para aplicar em novos grupos

Saúde