covid-19

Vacina já chega nas casas de pessoas acamadas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Chegada da equipe de vacinação na residência de Zélia da Fonseca

A dona de casa Zélia da Fonseca, de 41 anos, não segurou o sorriso quando percebeu a chegada da equipe da prefeitura que trazia a vacina contra a Covid-19 até sua residência. O convite para entrar não demorou, e ela conduziu as duas enfermeiras até o quarto onde está seu marido, o agente penitenciário aposentado João Quinhones da Fonseca, de 74 anos, que vive acamado. Morador do Bairro Tancredo Neves, ele foi um dos primeiros idosos acamados vacinados em Santa Maria. 


Na manhã deste sábado, a prefeitura iniciou a ação de vacinação contra a Covid-19 nos primeiros idosos acamados que tiveram o cadastro feito na última semana (veja como se cadastrar abaixo). A equipe foi dividida em duas: uma, com 20 doses, suficientes para imunizar 10 idosos e 10 cuidadores, se deslocou para a região oeste da cidade, e outra, com o mesmo número de doses, para a leste. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Para cada idoso acamado, um cuidador também foi vacinado

- Eu estava muito ansiosa, uma ansiedade que você não tem noção. A gente tem ele acamado e nossa filha é de alto risco. Então, qualquer problema que dava, quando víamos os números aumentando, a gente ficava em pânico. Tomamos muitos cuidados, principalmente com ele - disse Zélia, logo após também receber a primeira dose da vacina.

Com a mesma alegria, o autônomo José Icoraí Silva Munhoz, de 64 anos, recebeu a equipe de vacinação em sua casa, no Bairro Tancredo Neves. Ele foi imunizado junto da mãe Cecília Silva Munhoz, de 94 anos, que não tem condições de sair de casa.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Cecília, 94 anos, foi imunizada na manhã deste sábado

- Olha, faz tempo que aguardamos essa vacina, desde que a pandemia começou. Tenho sobrinhos, irmãos, que não podem mais vir aqui ver ela. Eu, por exemplo, só saio para a rua para ir ao mercado, quando precisa, e volto rápido - relata Munhoz.

A prefeitura tem uma projeção de mais de 600 acamados. Até esta sexta-feira, o município já havia recebido 402 cadastros. A vacinação de acamados será retomada na quinta-feira. Com a primeira dose contra a Covid-19, foram contemplados 20 idosos acamados e 20 cuidadores.

COMO FAZER O CADASTRO

  • Na recepção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS)
  • Pelo telefone - (55) 3025-9724, 3025-9727, 3025-9750 
  • Pelo WhatsApp - (55) 99941-7717 ou 99608-9860
  • Pelo site - fismaenfclin.com.br
  • Pelo telefone ou WhatsApp o horário de atendimento é das 8h às 18h de segunda a sexta

Para agilizar o cadastro, a prefeitura pede que as pessoas já tenham os dados necessários em mãos. A partir do cadastro, será projetada a logística para imunização dos grupos. A imunização será feita por vacinadores do município por meio de equipes volantes, conforme os endereços registrados no cadastro. Vale lembrar que os acamados não são, necessariamente, idosos em leitos, mas sim todos os que não têm condições de ir de carro ou a pé aos locais de vacinação. Poderão receber doses todos aqueles acima de 60 anos, além de um cuidador para cada idoso vacinado.

*colaborou Felipe Backes


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vacina de Oxford será testada pela primeira vez em crianças e adolescentes

Próximo

1,5 mil doses de vacina que sobraram serão aplicadas na semana que vem

Saúde