Foto: Vinicius Becker
Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Maria têm enfrentado dificuldades na retirada de medicações da Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Casa Treze de Maio. Alguns relatos falam de demoras de até 30 dias no processo. Localizado na Rua Silva Jardim, o espaço é referência em acolhimento, tratamento, distribuição de insumos e testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Até o dia 23 deste mês, a UDM da Casa Treze de Maio deve funcionar em horário reduzido. Veja abaixo qual é a orientação da Secretaria da Saúde.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Situação
Atualmente, cerca de 2,5 mil pessoas utilizam os serviços da UDM, seja para a retirada de terapias antirretrovirais para HIV, tratamento de hepatites virais ou para o uso de profilaxias relacionadas ao HIV, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
Questionada sobre a atual situação do serviço e os relatos dos usuários feitos ao Diário, a pasta afirmou que "a Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) Municipal, desde sua inauguração em 2020, nunca deixou de prestar o serviço de dispensação de medicamentos para pessoas que vivem com HIV, para aquelas em tratamento de hepatites virais ou para usuários de profilaxias para o HIV" e que "para a organização do estoque recebido para dispensação, é necessário o fechamento do serviço no primeiro dia útil de cada mês, procedimento já previsto, para a realização do balanço de estoque".
A greve dos servidores municipais também teria sido apontada como um dos fatores que contribuíram para a redução de turnos e, possivelmente, os transtornos causados aos usuários.
– Em alguns períodos, houve redução de turnos em função da greve dos servidores municipais, porém, a unidade não permaneceu totalmente fechada e seguiu prestando atendimento dentro das possibilidades operacionais. Atualmente, o serviço conta com uma farmacêutica e um profissional auxiliar. A farmacêutica responsável pelo serviço deve retornar nos próximos dias, o que permitirá a retomada dos turnos normais de atendimento da UDM. Em razão das paralisações dos servidores ocorridas no mês de dezembro, dos feriados previstos no calendário oficial e do remanejamento de pessoal para cobertura de férias em outras unidades de dispensação de medicamentos do município, foi necessária a redução temporária de alguns turnos de atendimento ao longo da semana. Na última semana, o atendimento ocorreu em três turnos semanais, com a disponibilização de 30 fichas por turno – explicou a Secretaria da Saúde por meio de nota.
Fichas
O uso de fichas também foi apontado por usuários com um agravante na busca por medicações, uma vez que muitos não teriam conseguido chegar a tempo no local para retirá-las. Em resposta ao Diário, a Secretaria da Saúde informou que se trata de uma medida provisória.
– Ressalta-se que essa medida é provisória, com previsão de retomada gradual do funcionamento normal nas próximas semanas. Como alternativa para garantir a continuidade do tratamento, há a possibilidade de retirada dos medicamentos pela Unidade de Dispensação de Medicamentos do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), mas esse acesso é realizado de forma previamente articulada entre os serviços, considerando que cada usuário possui vínculo com uma unidade específica e que os estoques são organizados conforme esse cadastro. Mediante aviso prévio, é possível viabilizar a dispensação na outra unidade para 30 dias de tratamento.
Ainda segundo a pasta, "a cada dispensação realizada pela farmácia, os usuários são orientados a realizar a retirada do medicamento do mês seguinte com antecedência, de forma a evitar qualquer interrupção no tratamento" e "sempre que há alterações no funcionamento, os usuários são informados com antecedência mínima de dois dias por meio dos canais formais de comunicação mais utilizados, como redes sociais, telefone e e-mail, quando possível, além de avisos fixados no próprio serviço".
Orientação
Para os usuários do SUS que não conseguiram retirar as medicações na UDM nas últimas semanas, a Secretaria da Saúde pede que "continuem se dirigindo à UDM. Caso não seja possível o atendimento em determinado turno, seja por falta de fichas ou ausência de farmacêutico, a equipe está orientada a entrar em contato com a UDM do Husm para viabilizar o atendimento em outra unidade, bem como fornecer os meios necessários para que o usuário consiga se deslocar até o local, garantindo a continuidade do tratamento".
Onde fica a Unidade de Dispensação de Medicamentos
- Horário de atendimento especial (até o dia 23/01) – Segundas, terças e sextas-feiras, das 13h30min às 16h30min
- Endereço – Rua Silva Jardim, 1.280, Bairro Nossa Senhora do Rosário
- Contatos – (55) 3174-1594, opção 6, ou e-mail [email protected]