Foto:Nathália Schneider (Arquivo Diário)
A prefeitura de Santa Maria realiza, neste sábado (7), a primeira ação de vacinação contra a dengue voltada a crianças e adolescentes no município. A aplicação das doses ocorre das 9h às 13h, na Policlínica José Erasmo Crossetti, no Centro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A imunização é destinada ao público de 10 a 14 anos, que deve receber duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para receber a vacina, é necessário apresentar carteira de vacinação e CPF. No local, também haverá aplicação de vacinas de rotina.
Até então, a estratégia estava restrita a regiões específicas do Estado. Com a ampliação anunciada pelo governo gaúcho, a vacinação passa a alcançar todo o território do Rio Grande do Sul, beneficiando cerca de 630 mil crianças e adolescentes dentro da faixa etária elegível.
- Ex-dirigente do Riograndense, Arizoli Vaz dos Santos morre aos 81 anos
- Vaca tem três terneiros em um único parto; “é um caso raro”, diz veterinário
A partir da próxima semana, a previsão é de que novas remessas sejam distribuídas para outras unidades de saúde de Santa Maria que contam com salas de vacina, ampliando os pontos de atendimento à população.
Atualmente, o imunizante utilizado na rede pública é a Qdenga, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda Pharmaceutical Company. Para os próximos meses, conforme o governo do Estado, está prevista a incorporação de um novo imunizante 100% nacional, desenvolvido pelo Instituto Butantan.
A ampliação da vacinação para outros grupos etários ocorrerá de forma gradual, conforme a disponibilidade de doses. A expectativa é que a expansão comece pela população de 59 anos, avançando progressivamente até alcançar pessoas a partir de 15 anos.
Prepare o braço
- Vacinação contra a dengue
- Público: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
- Quando: sábado (7), das 9h às 13h
- Onde: Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, Centro)
- O que levar: carteira de vacinação e CPF
- Esquema vacinal: duas doses, com intervalo de três meses
Com informações prefeitura de Santa Maria