Esquadrão da Alegria abre inscrições para novos voluntários em Santa Maria

Esquadrão da Alegria abre inscrições para novos voluntários em Santa Maria

Foto: Arquivo Pessoal

O Esquadrão da Alegria está com inscrições abertas para novos voluntários em Santa Maria, Porto Alegre e Pelotas. Com mais de 17 anos de atuação em hospitais da região utilizando a linguagem do palhaço como estratégia de humanização, a ONG tem o objetivo de tornar o ambiente hospitalar mais leve para pacientes, familiares e profissionais da saúde. As vagas são destinadas a pessoas com mais de 18 anos, sem exigência de formação na área da saúde ou experiência artística.

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Criado em Santa Maria, o projeto se expandiu ao longo dos anos para a Região Metropolitana de Porto Alegre e, há mais de dois anos, também atua em Pelotas.  Atualmente, o Esquadrão da Alegria reúne cerca de 90 voluntários e realiza atendimentos em aproximadamente 14 instituições de saúde, distribuídas entre as três cidades. As ações buscam criar momentos de pausa na rotina hospitalar, convidando todos os envolvidos a entrar, ainda que por alguns minutos, em um universo lúdico marcado pelo riso, pela fantasia e pelo afeto.

– Somos um grupo de voluntários, das mais diversas áreas profissionais, que há mais de 17 anos, utilizam a figura do palhaço para humanização do ambiente hospitalar. Nossa missão é transformar este ambiente, levando leveza, alegria e muito carinho para pacientes, acompanhantes e equipe multidisciplinar, através de atendimentos muito especiais dos nossos Doutores Besteirologistas – afirma a representante da ONG, Nizeti Fontana.


Quem pode se inscrever e a atuação como voluntário

O processo seletivo é aberto a qualquer pessoa interessada em atuar de forma voluntária e vai até o dia 02 de março. Segundo a ONG, mais do que habilidades técnicas, o projeto busca pessoas dispostas a se comprometer com o cuidado com o outro.

– Toda e qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se inscrever para o processo seletivo. Os critérios são: vontade de auxiliar o próximo, responsabilidade e empatia – destaca Nizeti.

As intervenções realizadas pelo Esquadrão da Alegria envolvem jogos, improviso e interação direta com pacientes, acompanhantes e equipes hospitalares. A proposta é modificar, mesmo que temporariamente, a percepção de um ambiente marcado por tensão e incertezas, ampliando o olhar para sentimentos como alegria e esperança.

Transformar, nem que por alguns momentos, aquele ambiente tão desafiador em um local onde o riso, a brincadeira e a diversão tomam conta. Sabemos o quanto o estado emocional das pessoas impacta diretamente na sua recuperação – descreve a representante.


Atenção no momento da inscrição

Como o processo seletivo ocorre simultaneamente nas três cidades onde o projeto atua, a ONG reforça a importância de atenção na hora de preencher o formulário.

– É preciso ter atenção no momento de abrir o formulário para a inscrição e escolher a cidade que pretende se voluntariar – orienta Nizeti.

As inscrições seguem abertas e o link do processo seletivo para atuar em Santa Maria pode ser conferido aqui. Os formulários das demais estão disponíveis nas redes sociais do Esquadrão da Alegria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Médicos do hospital de Rosário do Sul começam a receber pagamentos em atraso Anterior

Médicos do hospital de Rosário do Sul começam a receber pagamentos em atraso

Hemocentro Regional de Santa Maria precisa de doações de todos os tipos sanguíneos Próximo

Hemocentro Regional de Santa Maria precisa de doações de todos os tipos sanguíneos

Saúde