Foto: Arquivo Pessoal
O Esquadrão da Alegria está com inscrições abertas para novos voluntários em Santa Maria, Porto Alegre e Pelotas. Com mais de 17 anos de atuação em hospitais da região utilizando a linguagem do palhaço como estratégia de humanização, a ONG tem o objetivo de tornar o ambiente hospitalar mais leve para pacientes, familiares e profissionais da saúde. As vagas são destinadas a pessoas com mais de 18 anos, sem exigência de formação na área da saúde ou experiência artística.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Criado em Santa Maria, o projeto se expandiu ao longo dos anos para a Região Metropolitana de Porto Alegre e, há mais de dois anos, também atua em Pelotas. Atualmente, o Esquadrão da Alegria reúne cerca de 90 voluntários e realiza atendimentos em aproximadamente 14 instituições de saúde, distribuídas entre as três cidades. As ações buscam criar momentos de pausa na rotina hospitalar, convidando todos os envolvidos a entrar, ainda que por alguns minutos, em um universo lúdico marcado pelo riso, pela fantasia e pelo afeto.
– Somos um grupo de voluntários, das mais diversas áreas profissionais, que há mais de 17 anos, utilizam a figura do palhaço para humanização do ambiente hospitalar. Nossa missão é transformar este ambiente, levando leveza, alegria e muito carinho para pacientes, acompanhantes e equipe multidisciplinar, através de atendimentos muito especiais dos nossos Doutores Besteirologistas – afirma a representante da ONG, Nizeti Fontana.
Quem pode se inscrever e a atuação como voluntário
O processo seletivo é aberto a qualquer pessoa interessada em atuar de forma voluntária e vai até o dia 02 de março. Segundo a ONG, mais do que habilidades técnicas, o projeto busca pessoas dispostas a se comprometer com o cuidado com o outro.
– Toda e qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se inscrever para o processo seletivo. Os critérios são: vontade de auxiliar o próximo, responsabilidade e empatia – destaca Nizeti.
As intervenções realizadas pelo Esquadrão da Alegria envolvem jogos, improviso e interação direta com pacientes, acompanhantes e equipes hospitalares. A proposta é modificar, mesmo que temporariamente, a percepção de um ambiente marcado por tensão e incertezas, ampliando o olhar para sentimentos como alegria e esperança.
– Transformar, nem que por alguns momentos, aquele ambiente tão desafiador em um local onde o riso, a brincadeira e a diversão tomam conta. Sabemos o quanto o estado emocional das pessoas impacta diretamente na sua recuperação – descreve a representante.
Atenção no momento da inscrição
Como o processo seletivo ocorre simultaneamente nas três cidades onde o projeto atua, a ONG reforça a importância de atenção na hora de preencher o formulário.
– É preciso ter atenção no momento de abrir o formulário para a inscrição e escolher a cidade que pretende se voluntariar – orienta Nizeti.
As inscrições seguem abertas e o link do processo seletivo para atuar em Santa Maria pode ser conferido aqui. Os formulários das demais estão disponíveis nas redes sociais do Esquadrão da Alegria.