oxford

Testes da vacina para Covid-19 são retomados no Husm com prioridade para idosos

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Husm (divulgação)

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) retomou a vacinação de voluntários para o estudo clínico produzido pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca contra a Covid-19. Na última semana, o hospital não recebia voluntários porque o Brasil atingiu a meta de 10 mil participantes.

5 dúvidas sobre os testes da vacina de Covid-19 em Santa Maria

Um pedido foi feito ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Ministério da Saúde para vacinar mais 300 voluntários. O Husm havia recebido 703 voluntários até então. A meta para cada centro brasileiro era de mil voluntários. Porém, o estudo segue um modelo chamado "competitivo", em que um centro pode chegar na meta antes de outro.

- Como já se tinha atingido 10 mil, era a meta inicial e competitivo entre os centros, tinha interrompido. Aí eles deram a oportunidade para nós da UFSM fazermos mais 300 e atingir a meta de mil que cada centro tinha - conta o médico Alexandre Schwarzbold, coordenador do estudo no Husm.

Vacina própria da Fiocruz contra covid-19 pode chegar a testes clínicos em 2021

Entre os 297 que vão entrar no estudo, 200 devem ser idosos com mais de 65 anos. Já entre os outros 97, é necessário que haja uma boa parte (embora não definida) na faixa dos 55 e 65 anos.

- Porque precisamos ter um bom número de idoso na população vacinal do mundo. Como todo estudo de vacinas, precisamos de um número de todas as faixas etárias. E a dos idosos é fundamental, porque é uma faixa etária a ser protegida. E sempre uma população que participa menos das pesquisas - explica Schwarzbold.

Aplicação da vacina contra Covid-19 deve começar até março de 2021, diz Fiocruz

A meta em relação à faixa etária de idosos também não era atingida a nível mundial no estudo conforme Schwarzbold, e deve ter um reforço a partir da inclusão de novos voluntários.

COMO PARTICIPAR
Para participar, o voluntário deve mandar uma mensagem via WhatsApp para o número (55) 99163-6454.

OS TESTES
O voluntário, depois de selecionado, é monitorado por um ano e deve comparecer a pelo menos seis consultas. A primeira dura cerca de 3h. Neste dia, o participante assina o termo de consentimento, além de fazer uma entrevista clínica, coleta de sangue e verificar sinais vitais. Somente após essas etapas, o voluntário recebe a primeira dose. Depois da aplicação, há um período de observação de 15 minutos.  

Caso o participante apresente sintomas respiratórios no período de um ano, ele será encaminhado para avaliação. Por isso, a quantidade de consultas pode variar. Se o voluntário apresentar febre, tosse seca, dificuldade respiratória, terá que retornar ao hospital para fazer o teste de Covid-19. A participação é gratuita e voluntária.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Taxa de ocupação de leitos de UTI está em 63,3% Anterior

Taxa de ocupação de leitos de UTI está em 63,3%

Brasil passa dos 163 mil mortos pela Covid-19 Próximo

Brasil passa dos 163 mil mortos pela Covid-19

Saúde