prevenção

Semana do Coração terá serviços e exames gratuitos em Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz

Os atendimentos de emergências cardiovasculares nos hospitais do país são 82,2% maiores do que aqueles em que uma cirurgia ou procedimento é agendado com antecedência. A conclusão está no levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e foi divulgada no último dia 15.

A pesquisa mostra que, no ano passado, houve mais de 1,1 milhão de internações por doenças cardiovasculares, das quais 929 mil foram de urgência. A incidência de pacientes do sexo masculino é maior: 84% foram internados em caráter de emergência, enquanto o mesmo tipo de procedimento envolveu 79% de mulheres.

Bebê que chegou a ter atestado de morte segue na UTI

Os números assustam, mas também deixam um alerta: é preciso cuidar do coração! Segundo a SBC, o Brasil registra 360 mil mortes por doenças cardiovasculares todos os anos, sendo a principal causa de mortes no país. Pensando nisso, o Instituto do Coração de Santa Maria (Icor) vai promover uma semana inteira, a partir de hoje, com ações de conscientização e de prevenção com o objetivo de enfatizar a importância dos conhecimentos dos fatores de risco.

- No dia 29, nós comemoramos o Dia Mundial do Coração. As doenças cardiovasculares são as doenças mais prevalentes no mundo. Hoje, sabe-se que é muito mais barato e eficaz prevenir as doenças e orientar as pessoas do que tratar - diz o cardiologista Antonio Vicente Aita, diretor do Icor.

Segundo o cardiologista, os problemas mais comuns no coração são a cardiopatia isquêmica (infarto e angina) e a aterosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas artérias).

Brasil registra 11 mil casos de suicídio por ano, diz Ministério da Saúde

- Temos de falar dos fatores de risco. São quatro principais: a hipercolesterolemia (colesterol elevado), o fumo, a hipertensão e o diabetes. O cigarro é o único que é facilmente evitado, pois é só não fumar. Quem tem problema genético tem que cuidar mais ainda - explica o especialista.

CUIDADOS
O peso elevado, a falta de exercício físico e o estresse também são fatores que se associam aos outros já conhecidos e que, no decorrer dos anos, podem afetar a saúde do coração. Por isso, a indicação é fazer exercícios físicos pelo menos quatro vezes por semana (pode ser uma caminhada leve, de 30 a 40 minutos, pedalada ou natação), consumir menos alimentos de origem animal (como carnes e queijos), aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal (castanhas, amendoim, grãos e oleaginosas) e, se já apresenta alguma cardiopatia, consultar regularmente o médico e monitorar a pressão arterial.  

Página reúne informações sobre a saúde da criança e do adolescente

- Quem tem 20 ou 30 anos e não tem problema na família, recomenda-se fazer um check-up laboratorial a cada dois ou três anos, se não apresentar nenhuma alteração nos exames. Quando se tem 40 e não se tem nada, uma vez ao ano é o ideal. Para quem tem alterações ou algum problema cardiovascular, o recomendado é monitorar a cada seis meses - afirma Aita.

Na programação da Semana do Coração em Santa Maria, o Icor vai disponibilizar 40 exames de Eletrocardiograma de Repouso (ECG) gratuitos à população mediante agendamento. 

A PROGRAMAÇÃO

Hoje

  • O quê - O mascote Icorzinho e uma enfermeira estarão no hall da Policlínica Wilson Aita (Avenida Presidente Vargas, 2.355). Haverá verificação de pressão arterial, distribuição de panfletos, pirulitos e balões para as crianças
  • Horário - A partir das 10h

Amanhã

  • O quê - Divulgação de vídeos com dicas de médicos no canal Icor Santa Maria, no YouTube

Quarta-feira

  • O quê - Agendamento gratuito de 40 eletrocardiogramas de repouso. Os procedimentos serão oferecidos de graça pelo Instituto à comunidade, mediante agendamento por telefone
  • Horário - Os agendamentos devem ser feitos pelos telefones (55) 3222-1333 e 3217-1919, das 9h às 18h

Quinta e sexta-feira 

  • O quê - Dia destinado para a realização dos exames gratuitos previamente agendados na quarta-feira e divulgação de vídeos com dicas de médicos no canal Icor Santa Maria, no YouTube

Sábado 

  • O quê - Dia Mundial do Coração. O mascote Icorzinho vai estar no Calçadão Salvador Isaia. Haverá distribuição de panfletos com dicas de saúde e de pirulitos e balões em formato de coração
  • Horário - A partir das 9h 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UBS Ruben Noal terá serviços realocados por causa de reforma Anterior

UBS Ruben Noal terá serviços realocados por causa de reforma

Bebê que chegou a ter atestado de morte segue na UTI Próximo

Bebê que chegou a ter atestado de morte segue na UTI

Saúde