surto de toxoplasmose

Secretário Nacional de Vigilância em Saúde vem a Santa Maria nesta terça-feira

Foto: Secretaria Estadual de Saúde (divulgação)
Nesta manhã, o prefeito Jorge Pozzobom e o secretário estadual Franciso Paz estiveram reunidos em Porto Alegre

O Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, e o coordenador-geral de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Renato Alves, devem chegar em Santa Maria para uma reunião nesta terça-feira sobre o surto de toxoplasmose. A reunião será com equipes de saúde do município e do Estado e está marcada para às 8h, na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).

A assessoria de comunicação do Ministério da Saúde não informou se novas informações sobre o surto de toxoplasmose serão divulgadas e nem outros detalhes da reunião. Em contato com o Diário, a secretária municipal de saúde, Liliane Mello Duarte, e o titular da 4ª CRS, Roberto Schorn, falaram que se trata de uma "reunião técnica".

: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : : 

Na semana passada, em entrevista à rádio Gaúcha, o Ministro Gilberto Occhi, chegou a dizer que a contaminação era por meio da água mas depois voltou atrás

MEDICAMENTOS GARANTIDOS 

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) se reuniu, na manhã desta segunda-feira, com o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz. Os dois falaram sobre os trabalhos que as autoridades devem continuar fazendo em relação ao surto de toxoplasmose em Santa Maria. De acordo com o último boletim, divulgado há uma semana, o número de casos confirmados é de 569 e outros 312 seguem em investigação. 

Pozzobom conta que o Estado já fez uma compra emergencial de mais medicamentos para os pacientes em tratamento contra a toxoplasmose. Como ainda tem remédios na cidade, não deverá faltar tratamento aos pacientes. O prefeito conta que, município e Estado seguirão atuando em três principais frentes diante o surto de toxoplasmose em Santa Maria: prevenção, tratamento e investigação:

- Definimos as três ações que continuaremos fazendo: a primeira é a prevenção absoluta, a segunda é o atendimento às pessoas. O Estado me confirmou que fez a compra emergencial e não vamos deixar a população, em hipótese nenhuma, desassistida, embora quem tivesse que dar os medicamentos é a União. E terceiro o trabalho de investigação, cruzamento de dados, essas novas coletas da Corsan com acompanhamento do Estado e do município - disse o prefeito. 

Conforme a prefeitura e a secretaria estadual de saúde, a causa da contaminação segue desconhecida e as orientações de prevenção ainda são necessárias. Entre elas consumir água fervida ou filtrada, higienizar bem os alimentos, evitar o consumo de carnes malpassadas.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vigilância faz novas coletas durante a limpeza dos reservatórios Anterior

Vigilância faz novas coletas durante a limpeza dos reservatórios

A partir de hoje, qualquer pessoa pode receber a vacina contra a gripe em Santa Maria Próximo

A partir de hoje, qualquer pessoa pode receber a vacina contra a gripe em Santa Maria

Saúde