pandemia

Santa-mariense testa positivo em programa de controle sanitário no aeroporto Salgado Filho

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Cristine Rochol/PMPA

Foi finalizado na madrugada da última segunda-feira, o projeto-piloto de controle sanitário no aeroporto Salgado Filho Filho, em Porto Alegre, que testou, em 14 dias, 6.203 passageiros de diferentes origens, com identificação de 55 casos positivos de Covid-19. O número corresponde a 7,78% do fluxo de passageiros no período. Um caso positivo, residente de Santa Maria, foi encaminhado à UPA Moacyr Scliar para avaliação dos sintomas e coleta de RT-PCR no dia seguinte da chegada a Porto Alegre. A amostra foi encaminhada ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e teve a confirmação da variante Gamma (P.1). Este viajante foi removido de ambulância para o município de Santa Maria, que se responsabilizou pelo transporte.

Com mais sete óbitos, Santa Maria chega a 751 mortes por Covid-19

Foram 12 amostras com teste molecular (RT-PCR), nove (75%) já têm resultado positivo e três estão em análise. Das 12 amostras, 11 têm viabilidade para análise genômica e uma ainda não foi avaliada. Este trabalho será feito pela Feevale e não há previsão de entrega dos resultados. Dos 55 positivos, 40% eram passageiros que se autodeclararam sintomáticos em formulário pré-teste, mas, no momento da notificação na ferramenta Esus Notifica, do Ministério da Saúde, junto ao profissional de saúde, 52,7% relataram algum sintoma nos últimos dias ou no momento da abordagem.

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário terão nova ação de vacinação na quinta-feira

Dos passageiros testados, o perfil predominante foi de turistas - público que correspondeu a 50% da amostra coletada e reagente no teste rápido de antígeno (TR Ag). Os viajantes a trabalho tinham como motivação principal para a testagem o fato de estarem preocupados com o retorno ao domicílio. Também se verificou fluxo de idosos e pessoas com uma dose de vacina contra Covid-19 retornando de viagens turísticas, especialmente ao Nordeste, com maior incidência na Bahia, no Rio Grande do Norte, em Alagoas, Pernambuco e Ceará, e pessoas não vacinadas ainda com viagens de turismo e trabalho nas regiões Sul e Sudeste do país.

* Com informações da prefeitura de Porto Alegre

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Saúde lança guia de estímulo à prática de atividade física Anterior

Ministério da Saúde lança guia de estímulo à prática de atividade física

Próximo

Idosos com 68 anos ou mais recebem segunda dose da vacina em Santa Maria

Saúde