alerta

Santa Maria registra a primeira morte por dengue

Em um cenário crítico de dengue no país e no Estado, Santa Maria registrou o primeiro óbito em decorrência da doença desde a fundação. Em um comunicado oficial emitido nesta terça-feira (2), a prefeitura informou que a notificação deve ser enviada ao Estado, atualmente, que já contabiliza 16 óbitos devido à doença em 2023.

PRIMEIRA MORTE

Trata-se de um homem, de 80 anos, com registro de diabetes e hipertensão. Era morador do Bairro Juscelino Kubitschek. Em 22 de abril, ele recebeu o diagnóstico positivo para a dengue, dando entrada no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. O óbito ocorreu em 29 de abril.

O caso será incluído no Boletim Epidemiológico municipal. Em entrevista à Rádio CDN 93,5 FM , o superintendente da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb, comentou sobre ocorrido:


– É com muito pesar que fazemos este primeiro registro de morte por dengue, não só do ano, mas da história de Santa Maria. Nunca tivemos um caso de óbito nem nos últimos surtos que tivemos em 2020, 2021 e 2022. Então, ficamos bastante chateados. Estamos nos empenhando muito e trabalhando para evitar que as pessoas adoeçam. Infelizmente, essa é uma doença que traz os seus riscos e alguns pontos acabam fugindo do nosso controle, como as comorbidades e a suscetibilidade a sintomas mais graves que algumas pessoas têm.


CASOS​

Os testes de dengue são realizados em estabelecimentos locais e encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) para confirmação do diagnóstico. A análise pode levar até sete dias. Atualmente, o município tem 291 casos confirmados e 463 seguem em investigação.


Streb descreve a situação como uma crise de saúde pública.

– Estamos tomando todas as medidas possíveis. Claro que com uma crise de saúde pública desta gravidade, há sempre uma insuficiência e medidas que precisamos criar a partir da evolução, visto que esta é a pior crise de saúde pública vinculada à dengue destes últimos anos. Nem em 2020, 2021 ou 2022, tivemos um surto de dengue com a gravidade que temos este ano – afirma.


Leia todas as notícias sobre dengue

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Região Oeste contabiliza 52% dos casos de dengue em Santa Maria Anterior

Região Oeste contabiliza 52% dos casos de dengue em Santa Maria

Santa Maria confirma quase 300 casos de dengue Próximo

Santa Maria confirma quase 300 casos de dengue

Saúde