O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou mais dois óbitos por dengue nesta sexta-feira (12) no Rio Grande do Sul. As vítimas são dois homens, com idades entre 24 e 75 anos. Ao todo, o Estado já registra 69 mortes em decorrência da doença em 2024.
Quem eram as vítimas?
- Homem indígena, 24 anos, residente de Tenente Portela. Sem comorbidade declaradas, ocorrido em 07 de abril
- Homem, 75 anos, morador de São Leopoldo. Sem comorbidade declarada, ocorrido em 10 de abril
Até o momento, o Rio Grande do Sul emitiu 107.336 notificações de possíveis casos de dengue. Desse quantitativo, 58.805 diagnósticos foram confirmados, 23.636 descartados e 24.140 seguem em investigação.
Por conta do rápido aumento dos indicadores, o Governo do Estado decretou situação de emergência em saúde pública por dengue em março deste ano. Atualmente, 94% do território gaúcho encontra-se infestado pelo mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor do vírus da dengue.
Fique atento aos sintomas
A orientação busca evitar o agravamento da doença e uma possível evolução para óbito. Os sintomas são:
- Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
- Dor atrás dos olhos
- Dor de cabeça
- Dor no corpo e nas articulações
- Mal-estar geral
- Vômito
- Diarreia
- Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira