febre amarela

Santa Maria emite certificado internacional de vacinação contra febre amarela


Foto: João Alves (Divulgação/Prefeitura de Santa Maria)

Um novo serviço de Saúde promete facilitar a vida de quem vai viajar para fora do país. A partir da próxima segunda-feira, 5 de março, Santa Maria passará a emitir a Certificação Internacional de Febre Amarela, isso quer dizer que moradores da cidade e também da região não precisarão mais se deslocar para outras cidades. A prefeitura conseguiu a habilitação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para prestar este atendimento.

O documento é necessário para o ingresso de visitantes em determinados países como Panamá, Chile, Dinamarca, Paraguai, Peru, Venezuela, Argentina, Bolívia, Colômbia e Equador, por exemplo. A pessoa que pretende visitar este locais precisa levar a comprovação de que recebeu a vacina contra a febre amarela.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização do município, Ana Motta, a prefeitura está tentando desde 2014 esta habilitação, mas a primeira tentativa não evoluiu. E função do aumento da procura pela vacina, no final do ano passado, a Anvisa se colocou a disposição dos municípios que gostariam de emitir o documento.

Governo prevê abertura do hospital regional para final de abril

Antes, as pessoas tinham que se deslocar até à Capital Gaúcha ou até a cidade de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, municípios mais próximos de Santa Maria que disponibilizam o atendimento. Para o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, o serviço é um ganho para todos os moradores, além da praticidade que vai trazer.

- Um dos ganhos é que a gente vai colaborar com as pessoas que vão viajar, há um bom tempo as pessoas nos procuravam, inclusive temos uma lista de espera, pelo menos 6 pessoas desejam a certificação. Agora vamos ajudar a população a viajar com mais segurança sem falar na prática que isso vai trazer. Além disso, é uma iniciativa importante para a saúde pública, pois evita a proliferação de uma epidemia muito perigosa - explicou o superintendente.

No final do mês de janeiro, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem, passaram por uma capacitação em Porto Alegre, no Centro de Orientação da Anvisa que fica no Aeroporto Internacional Salgado Filho. As servidoras estão habilitadas a realizar a emissão da certificação. O serviço será realizado pela secretaria de Saúde do município, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min. Para realizar a emissão é necessário, antes de tudo, que o cidadão tenha feito a vacina. Depois disso, é preciso acessar o site da Anvisa, e realizar um pré-cadastro.

Grupo gestor de cuidados a vítimas da Kiss quer renovar convênio

Após preenchidas todas as informações, é precisar realizar o agendamento para o atendimento na Superintendência de Vigilância em Saúde (veja os contatos e os documentos necessários). Para quem já tem a vacina, a certificação é emitida na hora. Já para quem deseja fazer a vacina, é preciso procurar o serviço com antecedência, os passos são os mesmos, porém, a pessoa vai receber a dose na vigilância e o documento ficará pronto em 10 dias.


O que é necessário? 

  • Estar vacinado contra a febre amarela
  • Realizar o pré-cadastro pelo site  
  • Agendar o atendimento na Superintendência da Vigilância em Saúde (Rua Tuiuti, 1.926) pelo telefone (55) 3921-7154
  • Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min, de acordo com o agendamento
  • No ato da emissão, levar o documento de identidade com foto e comprovante de vacinação da febre amarela ou atestado médico contraindicando a vacina (quando for o caso) 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria receberá curso 'O Despertar do Poder Intuitivo de Ganho' Anterior

Santa Maria receberá curso 'O Despertar do Poder Intuitivo de Ganho'

Governo prevê abertura do hospital regional para final de abril Próximo

Governo prevê abertura do hospital regional para final de abril

Saúde