chuvarada

Rio Vacacaí está 8 metros acima do nível normal

Thays Ceretta

Fotos: Gabriel Haesbaert
Das cerca de 300 residências do Distrito de Passo do Verde apenas 25 famílias moram no local de forma definitiva

Devido às chuvas dos últimos dias, o volume de água fez com que o nível dos rios subisse na Região Central. No distrito do Passo do Verde, em Santa Maria, o Rio Vacacaí está oito metros acima do nível normal. Das 300 residências do local, a água ainda não invadiu as casas, mas, em algumas, já está no pátio. A boa notícia é que, de acordo com a previsão do tempo, o sol deve voltar a brilhar nesta terça. Mesmo assim as Defesas Civis do Estado e do município estão em alerta nas próximas 48h.

- Na nossa Regional Centro, que abrange 54 municípios, a situação é tranquila. O nível do rio está alto, mas dentro da normalidade. Temos que observar as próximas 48 horas, pois, nesse período, é que começa a descer a água da Fronteira-Oeste. Então, requer um pouco mais de cuidado - explicou o coordenador Regional da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Gerson Freitas Marques.

Audiência de conciliação entre moradores da Vila Resistência e prefeitura termina sem acordo

O bombeiro aposentado Sergio Dornelles também está monitorando a situação, é ele quem dá assistência aos moradores e comunica a Defesa Civil em casos mais graves. Segundo ele, de quinta a domingo, choveu 130 milímetros na cidade.

- Quando chove mais de 100 milímetros, a gente já começa a se preparar e levantar as coisas. Desta vez, a chuva não nos preocupa tanto, mas a água está no pátio e estava subindo 10 cm a cada 3h. Essa é a primeira vez que chove bastante no ano, os meses de setembro, outubro e novembro são os que mais preocupam - contou Dornelles, que mora há 11 anos no local.

Preocupados com a situação, na tarde desta segunda-feira, o mecânico Volmar Pereira Pilar e a esposa,Raquel da Silva Pilar, 41, foram até a casa deles, no interior, para organizar e levantar algumas coisas.

- A casa tem dois pisos, mas, mesmo assim, eu estava preocupada. A gente costuma vir para cá nos finais de semana e no verão.. Mas temos que estar preparado, imagina perder tudo  disse Raquel.

Volmar comentou que, se chovesse mais uns 40 milímetros, a água atingiria a residência.

Polícias rodoviárias apontam os trechos mais esburacados das principais rodovias da região

NA REGIÃO

Em São Gabriel, o nível do Rio Vacacaí já está baixando, mas, de acordo com o coordenador da Defesa Civil e secretário de Obras do município, Ricardo Barbosa Jr, chegou a 6,5 metros acima do nível normal.  

- Em quatro dias, o acumulado de chuva chegou a 80 milímetros. Três casas foram atingidas pela água, duas famílias ficaram desalojadas e foram para a casa de parentes, uma já voltou. Uma delas não quis sair e casa por questões de segurança - falou Ricardo.

Já em Rosário do Sul, nenhuma família precisou sair de casa. O Rio Santa Maria está 2,5 metros acima no nível normal. Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Iran Najar, a preocupação maior é quando o nível chega há 6 metros - até a tarde de ontem estava em 4,95 metros.

A Defesa Civil de Santa Maria recebeu dois chamados. Um deles na Estrada Angelin Bortoluzzi. O outro, no Bairro Itararé, o rompimento da canalização alagou a garagem de um morador da Rua Henrique Zappe.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MPF dá 2 dias para Ebserh se manifestar sobre funcionamento de equipamento de ressonância magnética Anterior

MPF dá 2 dias para Ebserh se manifestar sobre funcionamento de equipamento de ressonância magnética

Campanha de vacinação contra a raiva em Santa Maria não será prorrogada Próximo

Campanha de vacinação contra a raiva em Santa Maria não será prorrogada

Saúde