saúde pública

Reunião avalia quanto custará para abrir os primeiros leitos do hospital regional

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O futuro do Hospital Regional Centro, em Santa Maria, deve começar a ser encaminhado a partir de hoje. Isso porque está prevista para esta tarde uma reunião entre o grupo de trabalho, formado por representantes do governo do Estado, de municípios da região e da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), que administra a instituição, para avaliar os custos e projetar a captação necessária para a abertura dos primeiros leitos do complexo.

O encontro começa às 14h, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e contará com a participação da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, do secretário municipal de Saúde de Santa Maria, Francisco Harisson, do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e do presidente da Associação dos Municípios do Centro do Estado (AM-Centro), Paulo Salerno, prefeito de Restinga Sêca.

Pediatra pede brinquedos e roupas de presente de aniversário e doa para crianças carentes

O grupo de trabalho foi formado no dia 8 de março, após uma reunião em Porto Alegre em que foi estabelecido um cronograma de ações para ampliar os serviços do hospital, que hoje funciona apenas com atendimento ambulatorial de pacientes hipertensos e diabéticos de alto risco. No encontro do início do mês, o governo do Estado destacou que fará a avaliação dos custos para o funcionamentos de 130 leitos de internação nas áreas de cardiologia, neurologia e traumatologia, bem como a projeção da captação dos recursos para a abertura desses leitos, considerados prioritários para a região.

Além dos leitos de internação, fazem parte das propostas assistenciais do governo estadual para essa segunda fase um ambulatório de especialidades e oferta cirúrgica em oncologia, vascular, neurologia e traumatologia.

Outra reunião técnica está prevista para ocorrer amanhã, aqui em Santa Maria, para discutir as propostas de captação dos recursos. No entanto, nem a assessoria de comunicação da SES nem a assessoria de imprensa da FUC souberam confirmar local e horário do encontro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil perderá status de país livre do sarampo Anterior

Brasil perderá status de país livre do sarampo

Pediatra pede brinquedos e roupas de presente de aniversário e doa para crianças carentes Próximo

Pediatra pede brinquedos e roupas de presente de aniversário e doa para crianças carentes

Saúde