saúde

Previsão é de que 50 pacientes sejam atendidos no Hospital Regional na segunda semana

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Renan Mattos (Diário)

Passada a primeira semana de atendimentos no Ambulatório de Especialidades em Doenças Crônicas do Hospital Regional Centro, em Santa Maria, a expectativa, agora, é de trabalhar com a agenda cheia nesta segunda semana de trabalho. O governo do Estado e o Instituto de Cardiologia, que administra o complexo, ainda não informam o número total de pacientes que, de fato, foram atendidos na semana passada. No entanto, de acordo com o titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Roberto Schorn, a previsão é que as 50 vagas semanais disponíveis para consultas no ambulatório (10 por dia) sejam preenchidas:

- Nesta semana, trabalhamos com 50 agendamentos, cinco pela manhã e cinco pela tarde, totalizando 10 por dia. Todos os horários estão sendo preenchidos, mas, na semana passada, por exemplo, teve município que não trouxe paciente porque não conseguiu transporte ou não estava preparado. Nesta semana, a coisa já está mais tranquila. É um trem, e a locomotiva, aos poucos, vai ganhando velocidade.

:: Como vão funcionar os atendimentos no Hospital Regional

Segundo Schorn, um dos problemas enfrentados durante a primeira semana de funcionamento do ambulatório foi localizar os pacientes. Alguns estão com os dados e os telefones desatualizados. Por enquanto, esse serviço é feito pela 4ª CRS, mas a ideia é que, passada a etapa de adaptação e ajustes, os próprios municípios da região se encarreguem de fazer a classificação dos pacientes.

No segundo dia de atendimento, Hospital Regional recebe três pacientes

Atualmente, os agendamentos estão sendo feitos de forma manual, por meio de listas de espera já existentes no Sistema Nacional de Regulação (SisReg). Tanto o hospital quanto a 4ª CRS e as prefeituras dos municípios da região aguardam o novo sistema de agendamento online, o Sistema de Regulação Ambulatorial, que deve ser implementado em breve.

Assembleia Legislativa aprova audiência sobre abertura de leitos no Regional

- A lista ainda não existe para esse tipo de atendimento específico. Então, estamos dissecando todas as listas do SisReg e vendo quem está aguardando por consulta e é hipertenso ou diabético. Isso demanda um tempo, pois cada município tem que fazer suas listagens e nos encaminhar - comentou Schorn.

Conforme o titular da 4ª CRS, responsável pelos encaminhamentos dos pacientes ao ambulatório, cerca de 150 pacientes pré-agendados estão aptos a ser atendidos no ambulatório e aguardam nessa lista criada a partir da inauguração do Hospital Regional. Eles devem ser atendidos na medida em que os agendamentos são feitos.

Em entrevista ao Diário na última sexta-feira, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, afirmou que, só de Santa Maria, a demanda reprimida é de cerca de 800 pessoas, que aguardam na fila de espera do SUS, aptas a serem encaminhadas para atendimento no ambulatório.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação contra pólio e sarampo começa em 6 de agosto Anterior

Vacinação contra pólio e sarampo começa em 6 de agosto

Casa de passagem para dependentes químicos é inaugurada em Santa Maria Próximo

Casa de passagem para dependentes químicos é inaugurada em Santa Maria

Saúde