saúde básica

Posto de saúde da Santa Marta fez 85 atendimentos no 1º dia após a reabertura

Da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O primeiro dia após a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha, localizada na Rua Benjamin Ávila, na Cohab Santa Marta, Bairro Juscelino Kubitschek, foi de movimentação calma e tranquila. De acordo com a enfermeira da UBS, Márcia Viana, cerca de 45 atendimentos médicos e 40 atendimentos nos consultórios de enfermagem foram realizados durante o dia de ontem.

- A unidade atende cerca de 20 mil habitantes. É importante para a população essa volta para a casa. Agora ela está adequada, com climatização, com atendimento mais focado. A partir de fevereiro teremos a participação dos alunos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Odontologia - explica a secretária de saúde Liliane Mello Duarte, que, junto ao prefeito Jorge Pozzobom, acompanhou o início dos atendimentos.

Posto de saúde que funcionou em ginásio vai ser reinaugurado em Santa Maria

Depois de três anos de espera, e de uma série de impasses e reivindicações, a UBS voltou para o antigo endereço. Desocupada ainda em 2015, a antiga estrutura foi reformada e entregue à comunidade oficialmente no último sábado. A dona de casa Marilene Rigue Dutra, 49 anos, foi a última a deixar a unidade, ontem. Há 19 anos ela recorre aos serviços do posto de saúde.

- Nosso desejo era que melhorasse, né? A gente seguia com o atendimento mas queríamos mesmo é ver isso aqui funcionando. Fiz o pré-natal dos meus dois filhos aqui, então a gente tem como referência. Como eu tenho hipertensão e diabete, me encaminharam para o Hospital Regional, mas pretendo voltar para fazer tratamento aqui - relatou.

No local, funcionará a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF). O novo espaço tem área de 400 metros quadrados e conta com diferentes salas, entre consultórios, sala de vacina e de reunião, entre outros. Além dos servidores, o serviço no local contará com alunos e professores dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Odontologia da Universidade Franciscana (UFN). Os agendamentos para consultas são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h.

São disponibilizadas, semanalmente, cerca de 140 fichas para atendimento de clínico geral, 60 para pediatra e 50 para consulta obstétrica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo paga parcela de agosto para a Casa de Saúde de Santa Maria Anterior

Governo paga parcela de agosto para a Casa de Saúde de Santa Maria

Abertura da farmácia municipal de Santa Maria é adiada Próximo

Abertura da farmácia municipal de Santa Maria é adiada

Saúde