covid-19

Pelo menos quatro hospitais de Santa Maria restringem visitas a pacientes para prevenir coronavírus

18.398


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário) /Hospital prevê mudanças também para acompanhantes de pacientes

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) divulgou nota, na tarde desta sexta-feira, suspendendo as visitas a pacientes internados na instituição. A medida passa a valer a partir deste sábado. A decisão visa prevenir a transmissão e contágio do coronavírus e proteger os pacientes em tratamento. O Hospital de Caridade também adotou medida de prevenção. A partir desta sexta-feira, apenas um acompanhante pode permanecer com paciente. O Hospital São Francisco e a Casa de Saúde seguem a mesma medida, permitindo apenas um acompanhante por paciente internado nos hospitais.

Sobe para oito o número de casos suspeitos de coronavírus na região

Conforme a assessoria do Hospital, os acompanhantes seguem com acesso, porém passarão por triagem. Quem apresentar sintomas não poderá acessar as dependências ou permanecer no hospital. Atividades extracurriculares e aglomerações com público superior a 100 pessoas também não deverão acontecer.

A nota do Husm explica que ficam mantidas as disciplinas e estágios obrigatórios realizados dentro do hospital. Atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas - ou seja, aquelas que não são urgentes - seguem mantidas. 

Pessoas com sintomas de coronavírus devem procurar unidades básicas de saúde e pronto-atendimentos municipais, explica a assessoria. O Husm preferencialmente nos casos graves.

No Hospital de Caridade, a medida busca diminuir o volume de pessoas dentro do hospital, principalmente idosos e pessoas que estão no grupo de risco. 

OS SINTOMAS  
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, há casos assintomáticos (sem sintomas). Porém, o novo cononavírus também causa infecções de vias aéreas superiores semelhantes ao resfriado, como coriza, febre, dificuldade para respirar e até casos graves com pneumonia e insuficiência respiratória aguda, com dificuldade respiratória 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defensoria Pública suspende atendimentos agendados para os próximos 30 dias Anterior

Defensoria Pública suspende atendimentos agendados para os próximos 30 dias

Próximo

Decreto do Estado recomenda servidores a suspenderem viagens e capacitações

Saúde